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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27173
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo dos egressos do programa de formação profissionalizante dos funcionários da educação básica, na modalidade à distância - PROFUNCIONARIO, no estado do Ceará |
Título em inglês: | Study of the graduates of the program of vocational training of employees of basic education, in the distance mode - PROFUNCIONARIO, in the state of Ceará |
Autor(es): | Costa, Jordana Torres |
Orientador: | Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
Palavras-chave: | Profissionais da Educação – Políticas públicas - Brasil;;Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - Brasil;;Profissionais da Educação – Rede pública de Ensino – Ceará;Graduates;Education Officials |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | COSTA, Jordana Torres. As formas de participação social dos bebês nas práticas cotidianas vivenciadas no contexto de uma creche municipal. 2017. 138f. – Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Nas últimas décadas, um dos desafios na área da educação, diz respeito às demandas para a formação profissional dos funcionários da educação, englobando os docentes e os não-docentes. Foram décadas de lutas em busca de valorização e de reconhecimento profissional. Recentemente, o segmento de funcionários não docentes conquistaram junto ao Ministério da Educação a criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Na ocasião, foi criado o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário, com a oferta de quatro cursos técnicos profissionalizantes, a saber: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar, a partir da percepção dos egressos, a contribuição do programa Profuncionário para sua formação e atuação profissional, tendo em vista as propostas das diretrizes do referido programa. Ademais, foi realizado um estudo das diretrizes do programa e um breve relato sobre o profissional da educação básica pública, sobre o ensino técnico profissionalizante na modalidade a distância e sobre o programa Profuncionário. A metodologia utilizada contou com pesquisa empírica e descritiva. O estudo, por ser de levantamento, caracteriza-se como sendo do tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário composto de perguntas abertas e fechadas que foram analisadas tanto na perspectiva quantitativa quanto qualitativa. Em função do quantitativo de respondentes e das características de cada curso, definiu-se uma amostra probabilística estratificada proporcional. Foram coletados e analisados dados de 260 egressos, sendo 22 de Infraestrutura Escolar, 30 de Multimeios Didáticos, 41 de Alimentação Escolar e 167 de Secretaria Escolar. Os principais resultados encontrados revelam que 78% dos egressos são do sexo feminino, que a faixa etária predominante é de 31 a 40 anos, que 72% trabalham em escolas públicas municipais e que 54,2% atuam na área do curso técnico que concluíram. Com relação as contribuições do programa para a formação profissional do funcionário não docente, os resultados obtidos demonstram que 95,4% dos egressos se reconhecem como educadores, integrando o processo de ensino e aprendizagem, na ocasião foram identificados aspectos positivos e negativos do programa, bem como foram sugeridas melhorias. Com base na literatura pesquisada e levando em consideração que o objetivo do programa é a valorização dos funcionários não docentes, os resultados encontrados indicam que o programa, embora precise de pequenos ajustes, está atendendo ao objetivo pelo qual foi implementado. |
Abstract: | In the last decades, one of the challenges in the area of education, concerns the demands for professional training of education officials, including documents and non-teachers. Goals of struggles in search of valorization and professional recognition. Recently, the segment of non-teaching staff conquered with the Ministry of Education the creation of the National Policy for the Training of Primary Education Professionals. At the time, the Initial Training Program was created in the Service of Professionals of the Basic Education of Public Education Systems - Profuncionário, with an offer of four courses of professional technicians, namely: School Feeding, School Infrastructure, School Secretary and Didactic Multimeters. The general objective of this research is to evaluate, based on the perception of the graduates, the contribution of the Profuncionário program to its training and professional performance, in view of the proposals of the guidelines of said program. In addition, a study of the guidelines of the program and a brief report on the professional of the public basic education, on the vocational technical education in the distance modality and on the Profuncionário program was carried out. The methodology used included empirical and descriptive research. The study, being a survey, is characterized as being of the survey type, with a quantitative and qualitative approach. The data collection instrument used was the questionnaire composed of open and closed questions that will be analyzed in both quantitative and qualitative perspective. According to the quantitative of respondents and the characteristics of each course, a proportional stratified probabilistic sample was defined. Data from 260 graduates were collected and analyzed, being 22 of School Infrastructure, 30 of Didactic Multimeters, 41 of School Feeding and 167 of School Secretary. The main results show that 78% of the graduates are female, that the predominant age group is 31 to 40 years, that 72% work in municipal public schools and that 54.2% work in the area of the technical course they have completed. With regard to the contributions of the program to the professional training of non-teaching staff, the results obtained show that 95.4% of the graduates recognize themselves as educators, integrating the teaching and learning process. At the time, positive and negative aspects of the program were identified, as well as improvements were suggested. Based on the researched literature and taking into account that the objective of the program is the valuation of non-teaching staff, the results indicate that the program, although it needs small adjustments, is meeting the objective by which it was implemented. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27173 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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