Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27150
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação do planejamento do transporte ferroviário regional de carga: análise para o semiárido brasileiro sob os aspectos do crescimento e desenvolvimento econômico regional |
Autor : | Silva, Erika Vanessa Alves da |
Tutor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Co-asesor: | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da |
Palabras clave : | Transportes;Desenvolvimento econômico;Ferrovia trans-nordestina;Transporte de carga |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SILVA, Erika Vanessa Alves da. Avaliação do planejamento do transporte ferroviário regional de carga: análise para o semiárido brasileiro sob os aspectos do crescimento e desenvolvimento econômico regional. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Diversas teorias tem demonstrado uma relação positiva entre o investimento em transporte de carga e a promoção de crescimento econômico, em especial para o caso de países em desenvolvimento. Neste sentido, pretende-se aprofundar a discussão em direção ao relacionamento do transporte ferroviário de carga e fatores determinantes do desenvolvimento econômico regional. O objetivo geral deste trabalho consiste em propor um instrumento de avaliação do planejamento e operação de uma infraestrutura ferroviária regional de carga no semiárido brasileiro sob os aspectos do desenvolvimento econômico regional. Para tal, o método proposto está configurado em um processo iterativo composto por quatro etapas. A aplicabilidade da proposta foi testada e avaliada a partir de um estudo de caso envolvendo a ferrovia Transnordestina. Dentre os principais resultados destacam-se a proposição e mensuração das variáveis PIB municipal, balança comercial, número de empregos relacionado ao setor ferroviário e índice Firjan de desenvolvimento municipal como indicadores econômicos e sociais que relacionam a infraestrutura ferroviária regional de carga ao desenvolvimento regional. Outro resultado importante consistiu no mapeamento da demanda potencial de carga e determinação do raio de influência da ferrovia sobre a região no qual ela será inserida. Por fim, o método se mostrou eficiente em sua proposição teórica e aplicação à ferrovia Transnordestina. |
Abstract: | Several theories have shown a positive relationship between investment in cargo transportation and the promotion of economic growth, especially for developing countries. In this sense, it is intended to deepen the discussion towards the relationship of rail freight and determining factors of regional economic development. The general objective of this work is to propose an instrument to evaluate the planning and operation of a regional railway infrastructure of cargo in the Brazilian semi-arid region, under the regional economic development aspects. For this, the proposed method is configured in an iterative process composed of four steps. The applicability of the proposal was tested and evaluated from a case study involving the Transnordestina railway. Among the main results are the proposal and measurement of the variables municipal GDP, trade balance, number of jobs related to the railway sector and Firjan index of municipal development as economic and social indicators that relate regional rail infrastructure to regional development. Another important result was the mapping of the potential load demand and determination of the radius of influence of the railroad over the region in which it will be inserted. Finally, the method proved efficient in its theoretical proposition and application to the Transnordestine railway. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27150 |
Aparece en las colecciones: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_evasilva.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.