Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2710
Tipo: | Dissertação |
Título: | Eletricidade por meio de oficinas pedagógicas: contribuições da teoria sócio-interacionista |
Título em inglês: | Electricity through educational workshops: contributions of social interaction theory |
Autor(es): | Camelo, Francisco Joselito Parente |
Orientador: | Lima, Ivoneide Pinheiro de |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino;Eletricidade |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | CAMELO, Francisco Joselito Parente. Eletricidade por meio de oficinas pedagógicas: contribuições da teoria sócio-interacionista. 2012. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza-Ce, 2012. |
Resumo: | No ensino da Física, ainda prevalece à exposição oral, a aplicação repetitiva de fórmulas e regras como principais meios de aprendizagem, que pouco tem contribuindo para a compreensão das ideias trabalhadas. Com isso, o aluno não concebe a aprendizagem como uma necessidade (motivo) na construção do seu conhecimento. Entre os diferentes conceitos que podem ser trabalhados em tal ensino, merece destaque o estudo da eletricidade, por representar um conteúdo de difícil compreensão pelos alunos, além de seus conceitos e de sua linguagem serem utilizadas no cotidiano de forma errônea. O presente estudo tem como o objetivo investigar o potencial da utilização de oficinas pedagógicas temáticas ao estudo de eletricidade, referenciada pela Histórico-Cultural de Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de natureza qualitativa denominada de pesquisa-ação. O cenário da investigação foi o Instituto Federal do Ceará (IFCE) com 21 alunos do ensino médio do Curso Tecnólogo de Mecânica, do quinto semestre. Os instrumentos de pesquisa usados foram a aplicação de questionário, observação, diário de campo, fotografia e filmagem. Os resultados mostram que os alunos gostaram da dinâmica, ressaltando que a experiência foi significativa a sua aprendizagem, fato esse bastante comentado quando receberam as notas da avaliação individual, cujas questões foram retiradas com base nas discussões realizadas em sala, por cada equipe. É importante ressaltar que as notas foram superiores ou iguais a 8,5. Do ponto de vista do pesquisador, esse resultado foi ótimo, possibilitando afirmar que, apesar das limitações da metodologia adotada, o objetivo traçado no início desse trabalho de dissertação foi alcançado, pois possibilitou a aquisição dos conteúdos de eletricidade. As considerações finais expõem que se faz necessário também que os professores de Física, em geral, conheçam as ideias de Vygotsky para pô-las em prática no seu exercício docente, no sentido de trazer meios alternativos e criativos de ensino que motivem o aluno a aprender. Que a sala de aula seja um espaço de vivências, experiências diversas, e que o aluno se torne sujeito de transformação da realidade em que vive. |
Abstract: | The teaching of physics still prevails to oral exposure, the repetitive applicacion of formulas and rules as the main means of learning, which has contributed little to the understanding of the ideas worked.With this, the student does not conceive of learning as a necessity (reason) in building their knowledge. Among the different concepts that can be worked in the teaching of physics, deserves the study of electricity, as it represents a content difficult to understand by students, in addition to its concepts and language use in everyday life so wrong. The present study aimed to investigate the potential use of educational workshops themed to the study of electricity, referred to by Vygotsky’s Cultural-Historical. The methodology used was a field called qualitative action research. The scene investigation was Federal Institute of Ceará (IFCE) whith 21 high school students of the Course of engine technology, the fifth semester. The research instruments used were the application of 01 questionnaire, observation, field diary, photography and filming. The results show that students liked the dynamic stressing that the experience was meaningful to their learning. Much-noted fact that when the notes were evaluated (Annex 01) individual, whose questions were taken on the basis of discussions in class, for each team. Importantly, the scores were greater than or equal to 8.5. From the standpoint of the researcher, this result was great allowing state that despite the limitations of the methodology adopted, the objective set at the beginning of this dissertation work has been achieved, because it made possible the acquisition of the contents of electricity. The final considerations show that it is necessary also that teachers of physic in general know the ideas of Vygotsky to put them into practice in their teaching practice in order to bring altrenative and creative teaching that motivates students to learn. That the classroom is a space of experience, varied experiences and the student becomes subject to transform reality in which they live. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2710 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_fjpcamelo.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.