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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorOsmundo, Maria Lidiana Ferreira-
dc.date.accessioned2017-10-31T22:09:53Z-
dc.date.available2017-10-31T22:09:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOsmundo, M. L. F.; Castro Filho, J. A. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27049-
dc.descriptionOSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira Uma metodologia para a educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa. 2017. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza(CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacional - Cearápt_BR
dc.subjectEnsino Presencial - Cearápt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagem - Cearápt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleUma metodologia para educação superior baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino de Hidrologia baseada nos conceitos de ensino híbrido e de aprendizagem ativa com o uso de videoaulas. A disciplina de Hidrologia pertence aos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará. Para isso, a pesquisa busca identificar, na perspectiva do professor, os conceitos de ensino híbrido, sala de aula invertida, e de aprendizagem ativa presentes nas aulas da disciplina de Hidrologia, bem como avaliar, na perspectiva dos alunos, a proposta metodológica adotada pelo professor. O estudo também investiga o papel das tecnologias e das mídias digitais para o desenvolvimento da metodologia aplicada. No que se refere aos instrumentos de coleta, foram utilizados questionários on-line, entrevistas, observações das aulas e diário de campo. Nos procedimentos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego do estudo de caso. Para análise dos dados, foram utilizados elementos da teoria de Strauss e Corbin (2008). Os resultados estão apresentados em três categorias: 1) Prática docente baseada no ensino híbrido e na aprendizagem ativa; 2) Avaliação discente sobre a metodologia aplicada; e 3) A influência da tecnologia e das mídias digitais na disciplina. Os resultados indicam que a metodologia aplicada pelo docente em Hidrologia carrega elementos do ensino híbrido e da aprendizagem ativa, o que favoreceu a satisfação do professor e a motivação e o engajamento dos alunos com os conteúdos curriculares, elevando o nível das discussões em sala e das avaliações na disciplina. Ademais, foi observado que esta ação provocou em outros docentes e em outras instituições o interesse pelas teorias que permeiam a proposta empregada em Hidrologia. A pesquisa se diferencia dos demais estudos ao relacionar a utilização de vídeo com um contexto de educação presencial no ensino superior para favorecer o entendimento sobre tendências de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. Com isso, percebe-se as potencialidades do uso de materiais audiovisuais e confirma-se que esta utilização pode auxiliar o professor em sua estratégia de ensino e proporcionar aos alunos uma variedade de atividades que favorecem o aprendizado.pt_BR
dc.title.enA methodology for higher education based on blended learning and active learningpt_BR
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