Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029
Type: TCC
Title: Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu
Authors: Nascimento, Thalyta Vasconcelos do
Advisor: Dieb, Messias Holanda
Keywords: PET;Mobilização;Sentido;Pós-graduação em educação
Issue Date: 2013
Citation: NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do. Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu. 2013. 42f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a influência do PET Pedagogia/UFC na continuidade da formação dos egressos em nível de pós-graduação strictu sensu, considerando a sua mobilização para o ingresso na pós-graduação e o sentido a ele atribuído. Os sujeitos da pesquisa são egressos do Programa de Educação Tutorial que ingressaram na pós-graduação em Educação da Faced. Como fundamentação teórica, utilizamos as obras de Bernard Charlot, onde se buscou articular com os objetivos do trabalho, os conceitos e mobilização, atividade e sentido. A metodologia foi baseada na técnica da entrevista e classificou-se como sendo qualitativa. Após a coleta e a análise de dados, é possível verificar que o Programa de Educação tutorial forneceu elementos mobilizadores para a relação dos tutores com a pós-graduação stricto sensu, sendo eles a relação com os tutores do PET, com os colegas petianos, bem como os subsídios para a construção de um currículo competitivo na seleção da Pós-Graduação. Sobre os sentidos atribuídos a esse nível de formação, constatamos que para os sujeitos esse ingresso representa uma oportunidade para continuar estudando, para desenvolver uma pesquisa própria e para se tornar professor de ensino superior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_tvnascimento.pdf222,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.