Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029
Type: | TCC |
Title: | Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu |
Authors: | Nascimento, Thalyta Vasconcelos do |
Advisor: | Dieb, Messias Holanda |
Keywords: | PET;Mobilização;Sentido;Pós-graduação em educação |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do. Os egressos de Pedagogia e sua relação com o PET: móbeis e sentidos em torno da pós-graduação stricto sensu. 2013. 42f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a influência do PET Pedagogia/UFC na continuidade da formação dos egressos em nível de pós-graduação strictu sensu, considerando a sua mobilização para o ingresso na pós-graduação e o sentido a ele atribuído. Os sujeitos da pesquisa são egressos do Programa de Educação Tutorial que ingressaram na pós-graduação em Educação da Faced. Como fundamentação teórica, utilizamos as obras de Bernard Charlot, onde se buscou articular com os objetivos do trabalho, os conceitos e mobilização, atividade e sentido. A metodologia foi baseada na técnica da entrevista e classificou-se como sendo qualitativa. Após a coleta e a análise de dados, é possível verificar que o Programa de Educação tutorial forneceu elementos mobilizadores para a relação dos tutores com a pós-graduação stricto sensu, sendo eles a relação com os tutores do PET, com os colegas petianos, bem como os subsídios para a construção de um currículo competitivo na seleção da Pós-Graduação. Sobre os sentidos atribuídos a esse nível de formação, constatamos que para os sujeitos esse ingresso representa uma oportunidade para continuar estudando, para desenvolver uma pesquisa própria e para se tornar professor de ensino superior. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27029 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_tvnascimento.pdf | 222,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.