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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27020
Tipo: | TCC |
Título : | Na escola, eu aprendo mais coisas do que na rua: o sentido da escola para crianças da periferia de Fortaleza-CE |
Autor : | Fernandes, Camila Pinto |
Tutor: | Dieb, Messias Holanda |
Palabras clave : | Relação com o saber;Móbeis;Sentidos;Relationship to know |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | FERNANDES, Camila Pinto. Na escola, eu aprendo mais coisas do que na rua: o sentido da escola para crianças da periferia de Fortaleza-CE. 2013. 64f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho tem como objetivo analisar a relação que um grupo de crianças de uma zona periférica e marginalizada de Fortaleza estabelece com a escola, com base nos elementos que ainda sustentam sua mobilização para frequentar essa instituição e nos sentidos que atribuem ao saber escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, traça como objetivos mais específicos: discutir os móbeis que sustentam e impulsionam a frequência das crianças na escola, e compreender os sentidos que elas atribuem ao saber escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a fundamentação teórica, foram utilizadas as reflexões de Charlot (2000; 2005) sobre o conceito e a abordagem da relação com o saber e com a escola. Para a construção dos dados, foram utilizadas três técnicas de pesquisa: a técnica dos desenhos, das produções textuais e a entrevista, todas realizadas na escola em análise. Com relação aos dados coletados, pode-se constatar que os alunos se mobilizam a frequentar a escola devido à relação que eles constroem com seus professores e colegas, bem como devido às brincadeiras existentes nesse meio educacional e a promessa de um futuro promissor. No que se refere aos sentidos atribuídos à escola como saber formal, para os alunos, esta é vista como um lugar de educação e de fazer amigos, também é um lugar de diversão, de formação de profissionais e cidadãos e, ainda, o lugar mais propício para a obtenção de conhecimentos e aprendizagens. Com base nesses aspectos, concluímos que, apesar do meio social em que os estudantes se encontram, este não os desestimula a frequentar e a valorizar a escola. Com isso, torna-se cabível que os professores valorizem as potencialidades de seus educandos, suas histórias de vida, respeitem suas motivações e os sentidos que eles atribuem a escola. |
Abstract: | The study aims to analyze the relationship that a group of children from marginalized and a peripheral zone of Fortaleza down with school, based on the elements that still maintain their mobilization to attend this institution and the senses they attach to school knowledge in the early grades Elementary School. In this sense, moth as more specific objectives: discuss the mobiles that support and boost the frequency of children in school, and understand the meanings they attach to school knowledge in the early grades of elementary school. For the theoretical background, we used the reflections of Charlot (2000, 2005) on the concept and approach to knowledge and relationship with the school. For the construction of the data, we used three research techniques: the technical drawings, textual productions and interviews, all conducted at the school in question. Regarding the data collected, it can be seen that students are mobilizing to attend school because of the relationship they build with their teachers and classmates, as well as due to existing games in the educational environment and the promise of a bright future. With regard to the meanings attributed to the school as formal knowledge, for students, this is seen as a place of education and make friends, it is also a place of fun, training of professionals and citizens, and yet, the most conducive to the attainment of knowledge and learning. Based on these aspects, we conclude that, despite the social environment in which students are, this discourages them not attending school and value. Thus, it is appropriate that teachers value the potential of their students, their life stories, their motivations and respect the meanings they attach to school. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27020 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
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