Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26935
Tipo: TCC
Título : Qualidade em bibliotecas universitárias: um estudo na biblioteca da Faculdade Metropolitana de Fortaleza - Fametro
Autor : Lima, Jordan Jessé
Tutor: Andrade, Ivone Bastos Bonfim
Palabras clave : Gestão da qualidade;Biblioteca Universitária;Qualidade;Organização
Fecha de publicación : 2010
Citación : LIMA, Jordan Jessé. Qualidade em bibliotecas universitárias: um estudo na biblioteca da Faculdade Metropolitana de Fortaleza - Fametro. 2010. 61f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2010.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa objetiva analisar a qualidade nas bibliotecas universitárias a partir de uma pesquisa de campo e de um estudo de caso realizado na Faculdade Metropolitana de Fortaleza – FAMETRO com a aplicação de um questionário com os alunos e com a própria bibliotecária. Para tanto, seus objetivos específicos consistem em analisar a qualidade em seus conceitos, características e importância de sua aplicação, além de caracterizar as organizações e as instituições de ensino superior (universidades) assim como analisar os benefícios que podem ser alcançados através de um programa de qualidade e identificar as características da Biblioteca da Fametro. O trabalho se fundamenta em uma revisão bibliográfica, com pesquisa de campo e estudo de caso, empreendendo uma análise descritiva e exploratória, bem como qualitativa e quantitativa cujo principal instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado. Nesse caso, as temáticas abordadas foram qualidade, gerenciamento da qualidade, organização, organização universitária e bibliotecas universitárias. No ambiente delineado para o estudo, os principais pontos fortes encontrados foram a facilidade em encontrar os materiais procurados e o reconhecimento de que raramente livros são dados como disponíveis e estão em uso ou emprestados a outros alunos. De outra forma, as principais melhorias que precisam ser realizadas concernem a consultas e reservas on-line, atendimento rápido, acervo novo e facilidades em novos alunos em encontrar os materiais.
Abstract: This objective research to analyze the quality in the university libraries from a research of field and a study of case carried through in the College Metropolitan of Fortaleza - FAMETRO with the application of a questionnaire with the pupils and the proper librarian. For in such a way, its specific objectives consist of analyzing the quality in its concepts, characteristics and importance of its application, beyond characterizing the organizations and the institutions of superior education (university) as well as analyzing the benefits that can be reached through a quality program and to identify the characteristics of the Library of the Fametro. The work if bases on a bibliographical revision, with research of field and study of case, undertaking a descriptive and exploratory analysis, as well as qualitative and quantitative whose main instrument of collection of data was the structuralized questionnaire. In this in case that, thematic the boarded ones had been quality, management of the quality, organization, university organization and university libraries. In the environment delineated for the study, the main found strong points had been to the faiclidade in finding the materials looked and the recognition of that rare books are given as available and are in use or loaned to other pupils. Of another form, the main improvements that they need to be carried through concern to the consultations and reserves on-line, fast attendance, new quantity and easinesses in new in finding the materials.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26935
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_tcc_jjlima.pdf599,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.