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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana Júnior, Gerardo Silveira-
dc.contributor.authorMorais, Marina Freire Crisóstomo de-
dc.date.accessioned2017-10-27T18:51:10Z-
dc.date.available2017-10-27T18:51:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMORAIS, Marina Freire Crisóstomo de. A música na escola: silêncios, escutas e desafios para o professor recém-ingresso no sistema público de ensino. 2017. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26902-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectRelação Professor-Alunopt_BR
dc.subjectMúsica na escola – Ensino fundamental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleA música na escola: silêncios, escutas e desafios para o professor recém-ingresso no sistema público de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa, de caráter qualitativo, constituiu-se em uma pesquisa-ação sobre um professor de música recém-ingresso no sistema público de ensino e sua turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como objetivo geral investigar como se estabeleciam as relações de diálogo entre ele e seus alunos. A rotina desgastante do professor, atuante em 26 turmas de 4 escolas diferentes, somada às resistências dos estudantes e à ausência de tempo para reflexão sobre a sua prática, fizeram com que ele, atuante em turmas de Artes, desistisse de dar ênfase à música em suas aulas. De forma a intervir positivamente nesta realidade, foram realizadas algumas atividades musicais, baseadas nos jogos dialogais e de improvisação propostos por H. J. Koellreutter, que proporcionaram ao sujeito um caminho de reinserção da música nas suas aulas, além de um contato mais próximo com os estudantes. Junto com as ideias de Koellreutter, o pensamento de Paulo Freire e Ira Shor serviram de referência para a busca de uma prática pedagógica dialógica, e, aliados às propostas do educador musical R. M. Schafer, indicaram caminhos para a valorização da escuta e do silêncio não passivo em sala de aula. As principais técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e o grupo focal, sendo feito os registros em diário de campo e gravações em áudio. A pesquisa teve um impacto positivo na prática do professor, especialmente por ter proporcionado um tempo em sua rotina para a reflexão sobre sua própria prática. Observou-se uma lacuna em sua formação, especialmente no Estágio, que não o preparou devidamente para a realidade do ensino básico público, bem como a ausência de políticas de inserção na escola. Além disso, pode-se destacar que: a carga horária mínima da disciplina de Artes, a cultura escolar trazida pelos alunos e a desvalorização da Música como área do conhecimento são os principais fatores que dificultaram, a priori, a realização de uma prática pedagógica dialógica no caso estudado.pt_BR
dc.title.enMusic in school: silences, listening, dialogue and challenges for the teacher recently admitted to the public system of educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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