Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Antonia Beatriz Queiroz de | - |
dc.contributor.author | Torres, Márgila de Sousa | - |
dc.contributor.author | Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T12:00:17Z | - |
dc.date.available | 2017-10-24T12:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, A.B.Q.; TORRES, M.S; REBOUÇAS, C.B.A. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26803 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Antonia Beatriz Queiroz de; TORRES, Márgila de Sousa; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Pessoa com deficiência: inclusão social dentro da enfermagem – relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.title | Pessoa com deficiência: inclusão social dentro da enfermagem – relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: A inclusão social tornou-se um assunto bastante debatido nos dias atuais, visto que tem sido incentivada e apoiada por políticas públicas. Na enfermagem, o aluno deve compreender e basear seu cuidado dentro da concepção humanista. Observa-se que ainda é escasso uma preparação e uma iniciação acerca da complexidade que envolve um cuidado para uma pessoa com deficiência. Deste modo, a disciplina optativa, Pessoa com Deficiência: uma questão interdisciplinar de saúde vem sendo ofertada, buscando proporcionar uma formação acadêmica mais completa e adequada à todos os sujeitos. OBJETIVO: Socializar experiências vividas durante o ensino ofertado pela disciplina optativa. METODOLOGIA: Este estudo consiste em um relato de experiência dos alunos sobre a disciplina optativa Pessoa com Deficiência, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, ofertada no período de março a junho de 2015. RESULTADOS: Dos resultados obtidos, verifica-se que a disciplina de Pessoa com Deficiência proporciona ao acadêmico de Enfermagem uma maior vivência e conhecimento sobre essas pessoas, auxiliando a construir um raciocínio crítico e profissional sobre como se relacionar e lidar com essas pessoas e suas mais diversas deficiências. CONCLUSÃO: A disciplina optativa é primordial para uma maior preparação profissional, válida para consolidar conhecimentos e um bom desempenho, possibilitando um cuidado mais eficiente e adequado, sem exclusão na área da saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_abqoliveira.pdf | 49,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.