Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776
Tipo: | Resumo |
Título : | Metodologias ativas na docência no ensino superior |
Autor : | Girão, Marina Serejo Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues |
Palabras clave : | Mediação;Psicologia Historico Cultural;Docência |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | GIRÃO, Marina Serejo; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Metodologias ativas na docência no ensino superior. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se aqui da experiência no estágio em docência realizado na disciplina Psicologia Histórico Cultural, optativa para o curso de graduação em Psicologia da UFC. Sendo ofertada uma vez ao ano, esta disciplina tem como proposta aprofundar conhecimentos a respeito da psicologia histórico cultural, tendo como base a teoria de Vygotsky e de teóricos posteriores. Uma das principais características da disciplina é sua abertura para a participação dos discentes tanto na construção do programa quanto na realização das aulas. Pautando-se na própria teorização de Vygotsky a respeito de desenvolvimento, utiliza-se o processo de mediação como meio de ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP –, de modo a proporcionar aos alunos uma experiência ativa na disciplina. Desde a primeira aula, propõe-se aos alunos matriculados a escolha de um aspecto relevante da teoria para ser amplamente explorado. No semestre 2016.1 o elemento elegido foi o conceito de mediação de Vygotsky. Assim, buscando coerência com a proposta teórica, foi estabelecido um programa no qual as aulas fossem alternadas entre os alunos, o professor regente e os estagiários de docência, na forma de seminários dialogados, de modo que todos pudessem dar sua contribuição para a construção do conhecimento. Além das próprias aulas, buscou-se também no processo avaliativo dar ênfase à mediação, estipulando-se avaliações nas quais a interação entre os alunos fosse levada em consideração para a ampliação do conhecimento. Conclui-se que a experiência na disciplina foi de bastante riqueza para a ampliação da prática docente, uma vez que possibilitou amplificar o olhar quanto ao uso de metodologias ativas no ensino superior. Além disso, pôde-se proporcionar aos alunos da graduação uma prática diferenciada de protagonismo em sala de aula, bem como uma aplicação prática da teoria estudada na disciplina. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26776 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_msgirao.pdf | 49,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.