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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Emanoel Sousa da | - |
dc.contributor.author | Silva, Larissa de Castro e | - |
dc.contributor.author | Unias, Samuel | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Carlos Estevão Rolim | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T17:25:26Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T17:25:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. S; SILVA, L. C; UNIAS, S; FERNANDES, C. E. R; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26751 | - |
dc.description | SILVA, Emanoel Sousa da; SILVA, Larissa de Castro e; UNIAS, Samuel; FERNANDES, Carlos Estevão Rolim. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de probabilidade e estatística para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. | pt_BR |
dc.subject | ENSINO. | pt_BR |
dc.subject | FERRAMENTAS DIGITAIS. | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação no ensino de probabilidade e estatística para engenharia. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este projeto teve como principal objetivo o de criar um ambiente online para interação dos alunos através da troca de exercícios resolvidos e explicações de conteúdo. O principal fator motivador para esta atividade foi a necessidade do docente de usar uma ferramenta digital que permitisse colocar o aluno no papel de protagonismo quanto a sua aprendizagem. A atividade foi realizada primordialmente fora de sala de aula, pelos alunos com a participação do professor e do aluno bolsista dando suporte às publicações dos alunos através de comentários que visavam validar e corrigir as publicações. Foram também passadas informações que os permitiram obter e conhecer melhor as ferramentas digitais necessárias para a produção dos conteúdos (gravar tela e áudio do computador, editar vídeos, criar vídeos a partir de fotos ou imagens, lousa interativa virtual, etc). Dentro de sala de aula, algumas discussões foram levantadas pelos alunos a respeito de alguns tópicos abordados no grupo virtual. O tempo de realização da atividade foi curto para se ter resultados definitivos. No entanto, numa enquete com 47 alunos (de um total de 80), mais de 93% deram à atividade nota maior ou igual a 7,0 sendo a média de 8,85. Por outro lado, ao serem perguntados sobre o grau de utilidade da atividade envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem, apenas 64% dos alunos deu nota igual ou superior a 7,0 com a média caindo para 6,6. Portanto, fica a impressão de que o uso das TICs na docência tende a ser favorável, mas a forma de aplicação ainda precisa ser melhor estudada. O planejamento das atividades e seus objetivos parece estar no cerne da questão e talvez algumas abordagens ainda careçam de investigação científica mais rigorosa a fim de apontar vantagens e inconvenientes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_resumo_eve_essilva.pdf | 49,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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