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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Emanoel Sousa da-
dc.contributor.authorSilva, Larissa de Castro e-
dc.contributor.authorUnias, Samuel-
dc.contributor.authorFernandes, Carlos Estevão Rolim-
dc.date.accessioned2017-10-23T17:25:26Z-
dc.date.available2017-10-23T17:25:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, E. S; SILVA, L. C; UNIAS, S; FERNANDES, C. E. R; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26751-
dc.descriptionSILVA, Emanoel Sousa da; SILVA, Larissa de Castro e; UNIAS, Samuel; FERNANDES, Carlos Estevão Rolim. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de probabilidade e estatística para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO.pt_BR
dc.subjectENSINO.pt_BR
dc.subjectFERRAMENTAS DIGITAIS.pt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação no ensino de probabilidade e estatística para engenharia.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste projeto teve como principal objetivo o de criar um ambiente online para interação dos alunos através da troca de exercícios resolvidos e explicações de conteúdo. O principal fator motivador para esta atividade foi a necessidade do docente de usar uma ferramenta digital que permitisse colocar o aluno no papel de protagonismo quanto a sua aprendizagem. A atividade foi realizada primordialmente fora de sala de aula, pelos alunos com a participação do professor e do aluno bolsista dando suporte às publicações dos alunos através de comentários que visavam validar e corrigir as publicações. Foram também passadas informações que os permitiram obter e conhecer melhor as ferramentas digitais necessárias para a produção dos conteúdos (gravar tela e áudio do computador, editar vídeos, criar vídeos a partir de fotos ou imagens, lousa interativa virtual, etc). Dentro de sala de aula, algumas discussões foram levantadas pelos alunos a respeito de alguns tópicos abordados no grupo virtual. O tempo de realização da atividade foi curto para se ter resultados definitivos. No entanto, numa enquete com 47 alunos (de um total de 80), mais de 93% deram à atividade nota maior ou igual a 7,0 sendo a média de 8,85. Por outro lado, ao serem perguntados sobre o grau de utilidade da atividade envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem, apenas 64% dos alunos deu nota igual ou superior a 7,0 com a média caindo para 6,6. Portanto, fica a impressão de que o uso das TICs na docência tende a ser favorável, mas a forma de aplicação ainda precisa ser melhor estudada. O planejamento das atividades e seus objetivos parece estar no cerne da questão e talvez algumas abordagens ainda careçam de investigação científica mais rigorosa a fim de apontar vantagens e inconvenientes.pt_BR
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