Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26587
Tipo: Resumo
Título : Sinalário escolar: beneficiando ambientes de ensino com surdos em rede de interações e signwriting.
Autor : Marinho, Hirvayne Araujo
Sousa, Marinetty Jesus
Souza, Margarida Maria Pimentel .
Palabras clave : Sinalário on line.;Libras.;Signwriting.
Fecha de publicación : 2016
Citación : MARINHO, H. A; SOUSA, M. J; SOUZA, M. M. P; (2016)
Resumen en portugués brasileño: A Escrita de Sinais (signwriting), através de seus traçados, expressa: movimentos, formas das mãos, marcas não-manuais e pontos de articulação. O signwriting vem sendo estudado e utilizado por vários sinalizadores espalhados pelo mundo, representando um campo de estudo riquíssimo e cheio de possibilidades. Este trabalho objetiva apresentar um viés do Rede Surdos-CE – Sinalário Escolar, através da escrita de sinais acessada no site. Tal projeto visa beneficiar a comunidade surda cearense, tanto alunos, professores e intérpretes das escolas bilíngues e inclusivas de surdos, assim como os ouvintes aprendizes da Libras, com um dicionário online. Neste, se faz o registro e a compilação de sinais do ambiente escolar e acadêmico em vídeo e signwriting, bem como descreve origem e significados no ambiente virtual, o site: redesurdosce.wordpress.com. No site do projeto a escrita é o segundo item apresentado em forma de imagem. Fazemos uso do site: SignPuddle Online um dicionário virtual que realiza traduções, pesquisas por palavras, símbolos e sinais. Para conseguirmos registrar os sinais usados pela comunidade surda, buscamos professores e intérpretes de Libras da UFC e do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Respaldam o projeto os autores: Capovilla e Raphael (2008), Quadros e Karnopp (2004) e Sacks (1998), bem como as ideais da sociolinguística e sociointeracionista, reconhecendo as diferenças regionais dos sinais e possibilitando a aprendizagem em ambientes de formação. A execução do trabalho tem sido muito significativa, pois estamos construindo uma importante ferramenta de aprendizagem e interação linguística, um dicionário online que já possui mais de mil sinais registrados, podendo contribuir para a ampliação de vocabulário, o aprendizado dos significados reais dos sinais no ambiente de ensino e sua correta articulação.
Descripción : MARINHO, Hirvayne Araujo; SOUSA, Marinetty Jesus; SOUZA, Margarida Maria Pimentel . Sinalário escolar: beneficiando ambientes de ensino com surdos em rede de interações e signwriting. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência,2)
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26587
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_hamarinho.pdf50,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.