Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26582
Tipo: TCC
Título: Madonna e a sexualidade no audiovisual: uma análise através da estética dos videoclipes Express yourself, Justify my love e Human nature
Autor(es): Santos Filho, Flávio Augusto Carvalho dos
Orientador: Martins, Shirley Mônica Silva
Palavras-chave: Madonna;Sexualidade;Videoclipe;Estética
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS FILHO, Flávio Augusto Carvalho dos. Madonna e a sexualidade no audiovisual: uma análise através da estética dos videoclipes Express yourself, Justify my love e Human nature. 2013. 68f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Este estudo examina como a temática da sexualidade está inserida no audiovisual, através da estética do videoclipe herdada do cinema e das artes, prioritariamente. Como estudo de caso, foram utilizadas as produções audiovisuais para as canções Express Yourself, Justify My Love e Human Nature, de Madonna, peças marcantes de sua videografia e lançadas entre os anos de 1989 a 1995, período em que a cantora se referiu e incorporou o tema à sua obra de forma mais ampla e despudorada. Através de uma síntese histórica da sexualidade e suas diversas práticas; e de uma explanação do videoclipe, desde seu surgimento até sua consagração e definição estética, analisamos as sexualidades definidas no discurso audiovisual de Madonna e como elas são apresentadas ao espectador através de técnicas fílmicas (dentre movimentos de câmera, figurinos, cenografia etc.), que amparam essa abordagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26582
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_facsantosfilho.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.