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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26568
Tipo: | TCC |
Título : | Problematizações em torno do treinamento técnico na formação em dança contemporânea |
Título en inglés: | Problematizations on the technical training in the education in contemporary dance |
Autor : | Costa, Ernesto de Sousa Gadelha |
Tutor: | Caetano, Patricia de Lima |
Palabras clave : | Técnicas de dança;Treinamento técnico;Formação em dança;Dança contemporânea |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | COSTA, Ernesto de Sousa Gadelha. Problematizações em torno do treinamento técnico na formação em dança contemporânea. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Dança)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho propõe-se a problematizar alguns aspectos relativos ao estudo de técnicas de dança na formação em dança cênica, mais especificamente nos processos de ensino-aprendizagem informados pela dança contemporânea. O estudo em questão foca a discussão em processos formativos iniciais em dança que não têm por objetivo formar bailarinos para uma modalidade exclusiva de dança e que, ao contrário da hiperespecialização em estilos específicos, optam por uma perspectiva mais generalista na escolha e abordagem de conteúdos das formações. Com o intuito de dialogar com uma experiência concreta, a pesquisa apoia-se num estudo de caso particular, o da Formação Básica em Dança da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. O conceito de técnicas desenvolvido pelo pesquisador britânico Andy Clark (2002) – definindo-as como conjuntos de artefatos que são acoplados pelos seres humanos com a finalidade de ampliar o efeito de sua ação e resolver problemas específicos – foi fundamental para o desenvolvimento das problematizações propostas. Delimitando o problema a partir do estabelecimento de algumas relações como treinamento técnico e docilização do corpo,treinamento técnico e repertórios, formação em dança e memória motora, aquisições técnicas, percurso formativo e inserção profissional, o trabalho busca refletir sobre estratégias para que o treinamento técnico em dança seja mais alinhado com premissas e princípios da criação artística contemporânea. |
Abstract: | The present work proposes to problematize some aspects related to the study of dance techniques in the process of education in scenic dance, more specifically in the teaching-learning processes informed by contemporary dance. The study in question focuses the discussion on initial processes of dance training that do not aim to train dancers for an exclusive dance modality and which, unlike hyper-specialization in specific styles, opt for a more generalist perspective in the choice and approach of contents in their teaching-learning processes. In order to dialogue with a concrete experience, the research is based on a particular case study, the Basic Dance Training of the Public School of Dance of Vila das Artes. The concept of techniques developed by the British researcher Andy Clark (2002) – defining them as sets of artifacts that are coupled by humans in order to increase the effect of their action and solve specific problems – was fundamental for the development of the proposed problematizations. Establishing some relationships to delimit the problem, such as technical training and docilization of the body, technical training and repertoires, training in dance and motor memory, technical acquisitions, training course and professional insertion, the work seeks to reflect on strategies that allow technical training in dance to be more aligned with the premises and principles of contemporary artistic creation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26568 |
Aparece en las colecciones: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
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