Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorGóes, Alan Eduardo dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-10T11:44:04Z-
dc.date.available2017-10-10T11:44:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGÓES, Alan Eduardo dos Santos. O império das imagens: o dispositivo, o disnarrativo e a sensorialidade em Inland Empire, de David Lynch. 2013. 63f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26536-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinema independentept_BR
dc.subjectCinema disnarrativopt_BR
dc.subjectDavid Lynchpt_BR
dc.subjectDispositivopt_BR
dc.titleO império das imagens: o dispositivo, o disnarrativo e a sensorialidade em Inland Empire, de David Lynchpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem por objetivo investigar as potencialidades das imagens cinematográficas contemporâneas. Para tal, analisaremos a estética do cineasta David Lynch, trabalhada principalmente em seu filme Inland Empire (2006). A hipótese é de que o diretor discute questões cinematográficas em suas narrativas e problematiza tais discussões esteticamente, por meio da disnarratividade, da sensorialidade e da representação do próprio cinema em seus filmes. Para isso, encontraremos apoio em alguns conceitos da teoria do cinema, em uma espécie de contraponto entre a estrutura clássica cinematográfica e a estética independente de Lynch. Os trabalhos desenvolvidos por Gilles Deleuze, além de algumas leituras sobre o cinema clássico, ajudar-nos-ão a compreender as rupturas provocadas por Lynch. Além de tais estudos, a noção de dispositivo cinematográfico, a partir de André Parente, apresenta-se como o eixo teórico metodológico para a análise fílmica. Através dessas teorias, é possível perceber que a filmografia de Lynch nos permite vivenciar uma experiência fílmica onde a imagem encontra sua finalidade em si mesma, O cinema, portanto, expande suas fronteiras e se desterritorializa para além da representação e da narrativa.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_aesgoes.pdf753,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.