Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26536
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Góes, Alan Eduardo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-10T11:44:04Z | - |
dc.date.available | 2017-10-10T11:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GÓES, Alan Eduardo dos Santos. O império das imagens: o dispositivo, o disnarrativo e a sensorialidade em Inland Empire, de David Lynch. 2013. 63f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26536 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinema independente | pt_BR |
dc.subject | Cinema disnarrativo | pt_BR |
dc.subject | David Lynch | pt_BR |
dc.subject | Dispositivo | pt_BR |
dc.title | O império das imagens: o dispositivo, o disnarrativo e a sensorialidade em Inland Empire, de David Lynch | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia tem por objetivo investigar as potencialidades das imagens cinematográficas contemporâneas. Para tal, analisaremos a estética do cineasta David Lynch, trabalhada principalmente em seu filme Inland Empire (2006). A hipótese é de que o diretor discute questões cinematográficas em suas narrativas e problematiza tais discussões esteticamente, por meio da disnarratividade, da sensorialidade e da representação do próprio cinema em seus filmes. Para isso, encontraremos apoio em alguns conceitos da teoria do cinema, em uma espécie de contraponto entre a estrutura clássica cinematográfica e a estética independente de Lynch. Os trabalhos desenvolvidos por Gilles Deleuze, além de algumas leituras sobre o cinema clássico, ajudar-nos-ão a compreender as rupturas provocadas por Lynch. Além de tais estudos, a noção de dispositivo cinematográfico, a partir de André Parente, apresenta-se como o eixo teórico metodológico para a análise fílmica. Através dessas teorias, é possível perceber que a filmografia de Lynch nos permite vivenciar uma experiência fílmica onde a imagem encontra sua finalidade em si mesma, O cinema, portanto, expande suas fronteiras e se desterritorializa para além da representação e da narrativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_aesgoes.pdf | 753,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.