Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26531
Tipo: TCC
Título : Iniciativas em mídia-educação: a ação do CineTVez na Escola Deputado Manoel Rodrigues
Autor : Ribeiro, Gabriela Lima
Tutor: Sampaio, Inês Sílvia Vitorino
Palabras clave : Infância;Educação;Mídia;Extensão
Fecha de publicación : 2012
Citación : RIBEIRO, Gabriela Lima. Iniciativas em mídia-educação: a ação do CineTVez na Escola Deputado Manoel Rodrigues. 2012. 144f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2012.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa se propõe a desenvolver uma pesquisa qualitativa voltada a compreender as apropriações das crianças que se envolveram com o Projeto de Extensão TVez de educação para o uso crítico da mídia dos conhecimentos nele apresentados. Primeiramente recorremos à trajetória histórica da concepção de infância nas sociedades desde a Antiguidade até a contemporaneidade, na tentativa de desnaturalizar a concepção de infância com o qual convivemos hoje. Percorrermos também as transformações ocorridas no sistema de educação, nesse mesmo período, na tentativa de interpretar qual a importância que a escola exerceu nas sociedades e quais foram suas bases metodológicas centrais em cada período, buscando , finalmente, considerar a origem das mídias, sua difusão e seus avanços e como elas modificaram as relações entre a criança e a escola. Nessa linha, analisamos as novas metodologias educacionais que aliam as tecnologias de informação e educação ao cotidiano escolar, objetivando a formação de um usuário criativo que, além de possuir uma visão crítica das mídias que consome, seja também um produtor de mídia, expressando suas opiniões, idéias e realidades sociais, dando visibilidade à elas e exercendo, assim, seu direito à comunicação. Após essa contextualização conceitual, nos debruçamos sobre o Projeto CineTVez: suas ações, os problemas enfrentados, as adaptações realizadas e nossas impressões como participante e avaliação como pesquisadora. Analisamos, então, documentos, relatórios e, principalmente, as entrevistas realizadas com quatro crianças participantes do projeto considerando cinco categorias principais de análise: Entendimento do Projeto, Sentimento de Vínculo e Identificação, Entendimento Teórico dos Eixos, Entendimento Técnico das Mídias e Apropriação das Mídias na Escola e no Cotidiano.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26531
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_tcc_glribeiro.pdf8,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.