Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Luiz Tadeu-
dc.contributor.authorSilva, Marcella Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-10-10T10:39:46Z-
dc.date.available2017-10-10T10:39:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Marcella Rodrigues da. As interações comunicacionais no processo de engajamento digital de torcedores: estudo do caso Projeto Arena Tricolor. 2011. 141f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26526-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectGestão no futebolpt_BR
dc.subjectProjeto Arena Tricolorpt_BR
dc.titleAs interações comunicacionais no processo de engajamento digital de torcedores: estudo do caso Projeto Arena Tricolorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é investigar como as interações comunicacionais mediadas por computador influenciam no engajamento de voluntários para o Projeto Arena Tricolor, organização sem fins lucrativos criada para desenvolver ações em prol do Fortaleza Esporte Clube, agremiação esportiva cearense. As etapas deste trabalho compreendem: pesquisa bibliográfica relacionada à história do futebol e gestão esportiva, internet, interações mediadas por computador, redes sociais e cibercultura, por meio de livros, artigos, fontes eletrônicas, entrevistas com o idealizador e os torcedores envolvidos no Projeto Arena Tricolor. Como resultado percebe-se a relevância do Projeto Arena Tricolor para o Fortaleza Esporte Clube, tanto pela participação do torcedor em ações voltadas para o clube, quanto pela receita gerada pela arrecadação de notas fiscais para a modernização do Estádio Alcides Santos, sede da instituição. Porém, existem algumas falhas na comunicação do projeto. A pouca divulgação e a descentralização das informações sobre como o torcedor pode participar mais ativamente do projeto dificulta uma maior adesão. Com os resultados coletados, o trabalho contribui para a percepção das dificuldades do projeto e leva à discussão sobre como o engajamento do torcedor pode trazer novas perspectivas para o crescimento do clube e o surgimento de novos modelos de gestão no futebol.pt_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_mrsilva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.