Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro Filho, José Aires de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.contributor.author | Souza, Claudenice de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-07T14:12:31Z | - |
dc.date.available | 2017-10-07T14:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | Castro Filho, J. A.; Lopes, L. C.; Souza, C. F. (2004) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-3580 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2317-3998 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469 | - |
dc.description | CASTRO FILHO, José Aires de; LOPES, Ligiane de Castro; SOUZA, Claudenice de Freitas. Lista de discussão como uma ferramente para aprendizagem colaborativa. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 5, n. 1, p. 55-61, jun. 2004. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article investigated the use of e-mail interest groups as a tool to presential education. 57 students from two classes of a Computers in Education course participated in the research. The students sent 742 messages (mean of 12,8 messages per student). A broad category of themes were found in the the messages analyzes, such as: remarks about educational software, computer accessibility in society and teachers and the new technologies. We conclude that the use of email interest groups can be used to aid on-site education, as a tool for colaborative learning, by deepening classroom discussions and going beyond time and space restrictions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação | pt_BR |
dc.subject | Lista de Discussão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino Presencial | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.title | Lista de discussão como uma ferramenta para aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo investigou a lista de discussão como suporte ao ensino presencial. Participaram da pesquisa 57 alunos de duas turmas de uma disciplina de Informática na Educação. Os alunos enviaram 742 mensagens (média de 12,8 por aluno). A análise das mensagens revelou uma grande riqueza de temas discutidos, dentre os quais: comentários sobre softwares educativos; acessibilidade do computador na sociedade e o professor frente às novas tecnologias. Concluímos que as listas podem ser utilizadas como um recurso complementar à educação presencial, como ferramenta para a aprendizagem colaborativa, possibilitando ultrapassar limites como o tempo e o espaço e permitindo um aprofundamento de discussões iniciadas em sala de aula. | pt_BR |
dc.title.en | E-mail groups list as a tool for colaborative learning | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DELLES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_art_jaclopes.pdf | 137,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.