Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorLopes, Ligiane de Castro-
dc.contributor.authorSouza, Claudenice de Freitas-
dc.date.accessioned2017-10-07T14:12:31Z-
dc.date.available2017-10-07T14:12:31Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationCastro Filho, J. A.; Lopes, L. C.; Souza, C. F. (2004)pt_BR
dc.identifier.issn1518-3580 (impresso)-
dc.identifier.issn2317-3998 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26469-
dc.descriptionCASTRO FILHO, José Aires de; LOPES, Ligiane de Castro; SOUZA, Claudenice de Freitas. Lista de discussão como uma ferramente para aprendizagem colaborativa. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 5, n. 1, p. 55-61, jun. 2004.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigated the use of e-mail interest groups as a tool to presential education. 57 students from two classes of a Computers in Education course participated in the research. The students sent 742 messages (mean of 12,8 messages per student). A broad category of themes were found in the the messages analyzes, such as: remarks about educational software, computer accessibility in society and teachers and the new technologies. We conclude that the use of email interest groups can be used to aid on-site education, as a tool for colaborative learning, by deepening classroom discussions and going beyond time and space restrictions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educaçãopt_BR
dc.subjectLista de Discussãopt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEnsino Presencialpt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.titleLista de discussão como uma ferramenta para aprendizagem colaborativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo investigou a lista de discussão como suporte ao ensino presencial. Participaram da pesquisa 57 alunos de duas turmas de uma disciplina de Informática na Educação. Os alunos enviaram 742 mensagens (média de 12,8 por aluno). A análise das mensagens revelou uma grande riqueza de temas discutidos, dentre os quais: comentários sobre softwares educativos; acessibilidade do computador na sociedade e o professor frente às novas tecnologias. Concluímos que as listas podem ser utilizadas como um recurso complementar à educação presencial, como ferramenta para a aprendizagem colaborativa, possibilitando ultrapassar limites como o tempo e o espaço e permitindo um aprofundamento de discussões iniciadas em sala de aula.pt_BR
dc.title.enE-mail groups list as a tool for colaborative learningpt_BR
Aparece nas coleções:DELLES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_jaclopes.pdf137,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.