Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26454
Tipo: Artigo de Evento
Título : Referenciação e uso
Autor : Cavalcante, Mônica Magalhães
Palabras clave : Referenciação;Linguística;Uso
Fecha de publicación : 2009
Editorial : VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística
Citación : CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação e uso. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA, 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Ideia, 2009, p. 2635-2644.
Resumen en portugués brasileño: Quem se aventura a propor um quadro descritivo de funções referenciais já sabe, de antemão, que enfrentará pelo menos dois grandes empecilhos: primeiro, o de lidar com a sobreposição; segundo, o de admitir que elas podem ser observadas em níveis distintos. Estamos pressupondo, no entanto, que a separação entre esses níveis de análise só deve ser concebida para fins didáticos; na verdade, eles se imbricam, e dificilmente se poderia atribuir a um único critério determinante a escolha de uma expressão referencial em dado contexto de uso. Neste trabalho, dou continuidade a uma avaliação das funções discursivas desempenhadas pelos processos referenciais, propostas por Ciulla e Silva (2008). Em Cavalcante (2008), redimensionamos essa proposta de categorização, diferenciando as funções mais gerais das que nos pareciam mais circunstanciais, e estabelecemos relações com a argumentatividade, com as estratégias intertextuais e com as heterogeneidades enunciativas. Nesta etapa da pesquisa, reflito sobre os parâmetros de análise que poderiam agrupar muitas dessas funções já classificadas na literatura.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26454
Aparece en las colecciones: DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_eve_mmcavalcante.pdf93,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.