Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Maria Izabel Gaspar | - |
dc.contributor.author | Torres, Antonia Lis de Maria Martins | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:22:23Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:22:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, M. I. G.; TORRES, A. L. M. M; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26443 | - |
dc.description | MARTINS, Maria Izabel Gaspar; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.A perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da ufc sobre sua formação para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial. | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente. | pt_BR |
dc.subject | TDIC. | pt_BR |
dc.title | A perspectiva dos discentes do curso de pedagogia da ufc sobre sua formação para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As recentes transformações da sociedade propiciadas pela familiarização com as tecnologias digitais atingem a escola e o trabalho dos pedagogos e professores, criando novas exigências que alteram o papel desses profissionais (LIB NEO, 2003). A partir deste contexto, buscamos compreender a relação estabelecida entre as referidas tecnologias com a formação docente inicial no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Com a realização desta pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção dos discentes sobre sua formação para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A investigação ocorreu ancorando-se em procedimentos metodológicos descritivos, a partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa e pesquisa bibliográfica. Foram aplicados 20 questionários, abordando questões objetivas e subjetivas. Buscou-se analisar os dados relacionando-os com a literatura produzida acerca do tema. De todo modo, o presente trabalho nos permitiu constatar que os discentes têm uma percepção negativa sobre sua formação para o uso das TDIC, consideram-na insuficiente em relação aos aspectos pedagógicos, como a formação dos professores da universidade, e sobre a forma que o tema é abordado; os aspectos físicos também interferem (a falta de espaços e equipamentos ou a não conservação dos mesmos). Logo, o estudo apontou que a formação oferecida pelo/no curso não os torna preparados e seguros para atuar profissionalmente usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_migmartins.pdf | 48,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.