Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Andréa Pinheiro Paiva-
dc.contributor.authorSales, João Victor Melo-
dc.date.accessioned2017-10-02T22:02:33Z-
dc.date.available2017-10-02T22:02:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSales, J. V. M.; Cavalcante, A. P. P. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26243-
dc.descriptionSALES, João Victor Melo. Recreio, uma revista brinquedo. 2013. 101f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.description.abstractRecreio, a magazine from Abril publishing house, is one of the most important printed media products that are targeted to children in Brazil. The circulation of the magazine is about 75 thousands copies for edition. Some of the peculiarities of its content are: the informative text category, as a representative of journalism for kids, with all the elements of fun that are necessary in it; and so the fun text category, like the games. The magazine is sold together with toys, parts of books and other gifts, which are part of thematic colections. The history of Recreio is divided in two periods: the first, from 1969 to 1982; and the second, from 2000 until now. During a period in 1970’s, the magazine used to have the slogan “The Toy Magazine”. This research analyzes if the relation between the magazine and its children readers seems like the relation between them and the toy. The most important is analyze the elements of this relation, uncovered in the readers’ speech, and identify how the journalism features in the content of Recreio, and its likely “functions” of education and consuption, interfere in the parity to the ideia of a “toy magazine”. The literature review talk about subjects related to communication and childhood, like the journalism for kids, the education, the fun and the consuption. The methodologies for data gathering were basically the unsystematic observation of the magazine editions and the implementation of individual interviews and focal groups. The data analysis, based on the triangular pattern productionmediation-reception, made known that the distinction of text categories, and so the “educative” functional element, isn’t still important to children. Because of this, the symbolical element of the magazine is more important, and so it seems like the concept of toy. However considering that Recreio instigates the consuption, it is compared to the classification of modern toy, more adjustable to the market rules.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRevista Recreiopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectJornalismo infantilpt_BR
dc.titleRecreio, uma revista brinquedopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA revista Recreio, da editora Abril, é um dos principais produtos midiáticos impressos segmentados para crianças no Brasil, com uma tiragem aproximada de 75 mil exemplares por edição. Entre as peculiaridades do seu conteúdo, estão os gêneros de categoria informativa, enquanto representantes de um jornalismo infantil, com todos os aspectos lúdicos que lhe são necessários, e também os gêneros diversionais, como os passatempos. A publicação é vendida juntamente com brinquedos, fascículos e outros brindes, que integram coleções temáticas. A história da Recreio divide-se em duas fases: a primeira, de 1969 a 1982; e a segunda, de 2000 até hoje. Durante um período da década de 1970, a publicação tinha como slogan “A Revista Brinquedo”. A presente pesquisa analisa se a relação entre a publicação e as crianças leitoras aproxima-se da relação delas com um brinquedo. O principal é analisar os elementos da mediação entre a revista e o público, revelados nas falas dos leitores, e identificar de que forma o caráter jornalístico do conteúdo da Recreio, assim como suas prováveis “funções” de educação e de consumo, interferem na aproximação da ideia de uma “revista brinquedo”. A revisão bibliográfica trata de temas relacionados à comunicação e à infância, como o jornalismo infantil, a educação, o lúdico e o consumo. Já a metodologia de coleta de dados consiste basicamente na observação assistemática de edições da revista e na realização de entrevistas individuais e grupos focais. A análise dos dados, baseada no modelo triangular produção-mediação apropriação, revelou que a distinção entre os gêneros textuais, assim como a dimensão funcional “educativa”, é ainda pouco relevante para as crianças. Por isso, a dimensão simbólica da revista é mais importante, e assim ela se aproxima do conceito de brinquedo. No entanto, ao servir de meio de estímulo ao consumo, a Recreio é comparada ainda à classificação de brinquedo moderno, mais adaptável às lógicas de mercado.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jvmsales.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.