Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais |
Autor : | Nogueira, Márcia Teixeira |
Palabras clave : | Análise linguística;Gêneros textuais |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste |
Citación : | NOGUEIRA, Márcia Teixeira. A aula de análise lingüística no contexto dos gêneros textuais. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Idéia, 2004. p. 1537-1544. |
Resumen en portugués brasileño: | No paradigma funcional, concebe-se a linguagem como instrumento de interação social entre os seres humanos, usado com a intenção de estabelecer interações comunicativas. Isso significa dizer que há um sistema subjacente às expressões lingüísticas, sistema esse de natureza funcional. Cabe, ao lingüista, investigar por que uma expressão lingüística é utilizada de uma determinada maneira, dadas as funções comunicativas que realiza. (Dik: 1989, 6). Desse modo, assume-se, a existência de uma relação não-arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua, o funcional, e a sistematicidade da estrutura da língua, a gramática. (MACKENZIE: 1992). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26130 |
Aparece en las colecciones: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_mtnogueira.pdf | 123,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.