Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | As práticas de avaliação e composição de currículo e materiais didáticos no ensino de espanhol no nível médio da rede pública - em busca de práticas de letramento |
Autor : | Miranda, Cícero Anastácio Araújo de |
Palabras clave : | Ensino de espanhol;Práticas de letramento;Currículos e material didáticos no ensino do espanhol |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Caderno do CNLF |
Citación : | ARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O ano de 2010 aparece como o prazo final para o cumprimento da lei 11.161 que prevê a oferta obrigatória do espanhol, no nível médio, nas escolas públicas do Brasil. Essa obrigatoriedade do ensino de espanhol levanta diversas questões. Entre elas está o número de professores capacitados para o ensino da língua, entendendo por capacitados aqueles que cursaram graduação de nível superior em uma instituição de ensino autorizada para tanto; a estrutura oferecida pelas escolas brasileiras para o ensino de uma língua estrangeira e de que forma os professores que atuam nas escolas públicas de ensino médio estão desenvolvendo suas atividades. Nosso trabalho se propõe a analisar de que forma os professores de espanhol das escolas públicas estaduais de Fortaleza, que ofertaram o espanhol em seu currículo no ano de 2009, estão atuando no ensino desse idioma. Dessa forma, em nossa investigação nos interessou verificar se os professores usam, e se os usam como o fazem, documentos de referência como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, para a análise e elaboração dos currículos e materiais didáticos a serem trabalhados em suas salas de aula. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803 |
ISSN : | 1519-8782 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_caamiranda.pdf | 65,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.