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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Rui Martinho-
dc.contributor.authorSacramento, Robério Augusto Leal-
dc.date.accessioned2017-09-15T14:57:19Z-
dc.date.available2017-09-15T14:57:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSacramento, R. A. L.; Rodrigues, R. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25781-
dc.descriptionSACRAMENTO, Robério Augusto Leal. Vou pra rua!: narrativas de formação de jovens estudantes das escolas do centro de Fortaleza nos anos 1980. 2016. 95f. –Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectTemporalitypt_BR
dc.titleVou pra rua!: narrativas de formação de jovens estudantes das escolas do centro de Fortaleza nos anos 1980pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO centro da cidade de Fortaleza tem sua essência construída historicamente com a modernização do estado quando se tornou capital. Todos os símbolos de desenvolvimento econômico, cultural e educacional estiveram presentes neste espaço. Graças ao crescimento populacional e expansão para áreas periféricas, a educação no centro da cidade foi vista como rito de passagem para o amadurecimento dos jovens cearenses. Esta pesquisa se constitui em uma análise das experiencias de jovens estudantes no centro, evidenciando o processo educacional da formação que este espaço proporcionava. A experiência de estudar em escolas do centro da cidade também era marcada por aprendizados que se tornavam possível graças a vivências alheias aos conhecimentos escolares e sua transmissão. Todas estas experimentações poderiam ser tidas como sintomas de um desvio de conduta, rebeldia, irreverência e mau comportamento. Através das narrativas de estudantes de escolas do centro na década de 1980, buscamos explicitar os processos de assunção da autonomia e da maioridade proporcionados pelas experiências contidas na formação escolar e através da sociabilidade presente no centro da cidade. A metodologia da pesquisa se pauta no uso de fontes orais, imagens extraídas dos jornais locais, explicitando o período analisado, alémimagens do arquivo pessoal dos entrevistados, onde podemos vislumbrar os aspetos enfatizados pelos seus objetivos.pt_BR
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