Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25694
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Escolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas?
Autor : Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Palabras clave : Agrupamentos slot-fillers;Escolhas categorizacionais;Categorização por contexto;Categorização por similaridade
Fecha de publicación : 2001
Editorial : Letras de Hoje
Citación : Macedo, A. C. P. S. (2001)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho explicita um equívoco implícito em pesquisas sobre categorizações feitas por crianças pré-escolares e nos primeiros anos de instrução relativo à suposta ênfase que as primeiras são a agrupamentos slot-fillers, em contrate com a notada preferência que as mais velhas dão a agrupamentos formais do tipo vertical (ex.: animal-cachorro). A evidência aponta para o fato de que mesmo pré-escolares justificam suas escolhas categorizacionais por destacarem atributos de similaridade compartilhados entre os itens. Concluímos, portanto, que os dois momentos (i.e. categorização por contexto vs. categorização por similaridade) de desenvolvimento do sistema semântico não devem ser rigidamente delimitados.
Abstract: This paper highlights a misconception implied by categorization research carried out with pre-schoolers and children in their first years of schooling as regards the alleged emphasis for slot-filler groupings by youngr children as opposed to the noted preference, by the older group, for formal vertical groupings of the type animal-dog. The evidence points to the fact that even pre-schoolers justify their categorization choices by highlighting similarly attributes shared by the items. We conclude, thereforse, that the two stages (i.e., contextual categorization vs. similarity categorization) of semantic development are not to be rigidly delimited.
Descripción : MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Escolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 36, n.3, p. 651-857, set. 2001.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25694
ISSN : 1984-7726
0101-3335
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2001_art_acpsmacedo.pdf455,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.