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Tipo: Dissertação
Título: Protagonismo Estudantil em Escolas Estaduais de Educação Profissional
Autor(es): Souza, Camila Maria Cunha de
Orientador: Aquino, Jakson Alves de
Palavras-chave: Educação Profissional;Protagonismo;Juventude;Protagonism;Youth
Data do documento: 2017
Citação: SOUZA, Camila Maria Cunha de. Protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de Educação Profissional. 2017. 164f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o protagonismo estudantil em Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) em Fortaleza, traçando um paralelo entre a realidade dos estudantes dessa modalidade de ensino e os estudantes das escolas regulares. Para isso, a pesquisa se desenvolve nesses dois contextos educacionais. As Escolas Profissionais guardam uma série de particularidades quando comparadas às Escolas Regulares, tais como: são de tempo integral, os alunos cursam o ensino médio integrado ao ensino técnico e cumprem estágio obrigatório. Tais particularidades as tornam um instigante objeto e espaço de estudo. Faz - se necessário apresentar um breve histórico da educação profissional no Brasil, pois essa modalidade de ensino vem sendo utilizada desde o período colonial em diversos contextos. O levantamento bibliográfico centra - se nos conceitos: juventude e protagonismo. Adotou - se uma metodologia que engloba ferramentas metodológicas qualitativas e quantitativas, a fim de alcançar resultados mais abrangentes. A primeira parte da pesquisa consiste em observações, entrevistas e grupos focais realizados em uma EEEP localizada em um bairro da periferia de Fortaleza - CE. Para a construção do banco de dados foram aplicados 1300 questionários em dez escolas da mesma cidade, sendo cinco profissionalizantes e cinco regulares. A partir da aplicação dos questionários, foi possível criar e medir índices de protagonismo entre os estudantes dos dois tipos de escola e chegar a algumas conclusões importantes, dentre elas e a principal, a de que ser aluno de uma escola profissional impacta positivamente os índices de protagonismo.
Abstract: This master thesis aims to investigate student protagonism in the State Schools of Professional Education (EEEP) in Fortaleza, drawing a parallel between the reality of students of this type of teaching and students of regular schools. The professional schools have a number of particularities when compared to regular schools, such as: they are full - time, students attend high school integrated to technical education and attend mandatory training. These particularities make them an intriguing object and field of research. It is necessary to present a brief history of professional education in Brazil, since this modality of teaching has been used since the colonial period in several contexts. The bibliographical survey focuses on the concepts of youth and protagonism. Qualitative and quantitative methodological tools were adopted in order to achieve more comprehensive results. The first part of the research consists of observations, interviews and focus groups carried out in an EEEP located in a suburb of Fortaleza - CE. Later, 1300 questionnaires were administered to students of ten schools in the same city, five of which were professional and five were regular. From the questionnaires‘ data, it was possible to create and measure indexes of protagonism among students and compare those from EEEPs with the ones from regular schools. The conclusion is that being a student of a professional school has a positive effect on the indexes of protagonism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25589
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