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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.contributor.authorGirão, Luciene Nobre-
dc.date.accessioned2012-04-30T13:23:35Z-
dc.date.available2012-04-30T13:23:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationGIRÃO, Luciene Nobre. A prática de leitura no ensino de química: uma proposta pedagógica de ensino contextualizado. 2011. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2546-
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry aims to contribute with the citizenship formation as its contents are related to the environment, health and to a better quality of life. The students become aware of what is better for them and for the society. Reading is a very important skill for the teaching of sciences, mainly for the teaching of Chemistry. One of the objectives of this science teaching is to make students conscious of their role to transform the reality and the place where they live, however it is still recurrent the memorization of formulas as a tool for the teaching of Chemistry. This happens due to a depreciation of reading as fundamental tool for the teaching of any science. This work aims to analyze if the use of printed texts in the teaching of Chemistry influences reading and the comprehension of new scientific concepts. With this purposes we did a research in a public school in Fortaleza, Ce. The school works with students in the primary and secondary levels. Thirty students of 2nd grade participated in our research. They belonged to two different groups, group B with 17 students and group C with 13 students. The students participated in workshops in which they had to read texts on Acids, then they responded a questionnaire and wrote observations in the research’s diary. Most of the participants liked the workshops. The results show that 52,94% of B an 38,46% of C present better learning, though 23,53% of B and 23,08% of C, scored the same grade, and 23,53% of B and 38,46% of C lowered their grades. By comparing the data it is possible to see that there have been a little improvement in the students’ knowledge on the subject if we consider the whole group. On the other hand it is necessary to investigate what happened to the students that presented unsatisfactory or no improvement. At the end of this work we can consider that the work of a Chemistry teacher needs to be planned, re-planned, learned and relearned, evaluated and reevaluated as a common practice of the teacher himself/herself. The use of contextualized texts must be part of the teaching strategies, although their uses are not enough to guarantee successful learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleA prática de leitura no ensino de química: uma proposta pedagógica de ensino contextualizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de química visa contribuir para a formação da cidadania, uma vez que os conteúdos ensinados nesta disciplina estão relacionados com o meio ambiente, com a saúde, com uma melhor qualidade de vida, de modo que o aluno se torna consciente do que é melhor para si e para a sociedade. A leitura é muito importante para o ensino de ciências, principalmente para a disciplina de Química, uma vez que tem como um dos seus objetivos a formação do cidadão crítico e capaz de transformar a realidade em que vive. Porém, ainda hoje, se verifica que na disciplina de Química há predominância de um ensino que recorre, preferencialmente, à memorização e aplicação de fórmulas, desvalorizando a leitura e interpretação dos textos. Desse modo, a pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo analisar se a utilização de textos contextualizados impressos estimula a leitura e se estes influenciam na melhoria da compreensão dos conceitos de química. Para a solidificação deste estudo foi desenvolvida uma pesquisa de campo em uma escola de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Fortaleza/CE, com 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio, turno da tarde, sendo 17 alunos da turma B e 13 da turma C. Foram realizadas dez oficinas de leitura, fazendo uso de textos envolvendo o conteúdo de ácidos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, além de observações e anotações no diário de campo. Os resultados mostram que 52,94% de B e 38,46% de C apresentaram um índice de aprendizagem melhor, enquanto 23,53% e de B e 23,08% de C, respectivamente, mantiveram a mesma nota, e 23,53% de B e 38,46% de C tiveram resultado inferior. Ao comparar as análises percebe-se que houve uma pequena melhora na aprendizagem quando se considera a turma como um todo, entretanto, é necessário investigar o que houve com os alunos que apresentaram um resultado inferior do esperado. Em geral, os alunos gostaram das oficinas. As considerações finais mostram que o ato de ensinar precisa ser reavaliado e reaprendido e se faz necessário implantar diferentes ações em sala de aula na disciplina de Química, especialmente em prática de leitura. Os textos contextualizados devem decisivamente fazer parte das estratégias de aprendizagem complementando mais um tipo de recurso a ser utilizado. É necessário saber usá-lo de modo a favorecer a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.title.enThe practice of lecture in chemistry learning: a pedagogical proposal of contextualized teachingpt_BR
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