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dc.contributor.advisorVasconcelos, Davi Romero de-
dc.contributor.authorDodó, Adriano Alves-
dc.date.accessioned2017-08-30T19:43:17Z-
dc.date.available2017-08-30T19:43:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDODÓ, Adriano Alves. Aplicação da teoria dos jogos na resolução do problema de alocação de professores em disciplinas. 2011. 44 f. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25266-
dc.description.abstractThere are several formulae for allocating teachers to different classes. In this work the problem will consist of allocating a set of professors at the Quixadá campus of the Federal University of Ceará to a set of classes offered, according to restrictions of professor availability and preferences on different subjects. The objective of this work is to model the problem according to the concepts of the Game Theory. The Game Theory allows us to create models to represent real-life situations in which rational agents interact in the search for objectives. These models are called games. With these models as starting points, solution concepts such as Sub-game Perfect Equilibrium, used in extensive-form games, can be applied to obtain a solution. The Game Theory and game logics are strictly related in such a way that a model created in the former can be directly translated into the latter, in the same way that solution concepts can be represented by formulae. In this work we will use this relationship to find the solutions to the games (allocation) through Game Analysis Logic. We present step-by-step mapping of an instance of the problem of allocating professors in an extensive game model. We developed a tool that receives the problem data and communicates with the Game Analysis Logic Verifier, where the concept of Sub-game Perfect Equilibrium will be applied to offer the best proposal of professor allocation. We show the results of experiments conducted with the proposed tool. In the tests undertaken with real offers in the Information Systems course, the resulting solution met both professor availability and subject preferences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectHorário Escolarpt_BR
dc.subjectLógica de Computadorpt_BR
dc.titleAplicação da teoria dos jogos na resolução do problema de Alocação de professores em disciplinaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrExistem diversas formulações para o problema de alocação de professores em disciplinas, nesse trabalho o referido problema consistirá em alocar um conjunto de professores, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, a um conjunto de disciplinas ofertadas de acordo com as restrições de disponibilidade e de preferências por disciplinas dos professores. O objetivo do trabalho é modelar esse problema a partir dos conceitos da Teoria dos Jogos. A Teoria dos Jogos permite criar modelos para representar situações do mundo real nas quais agentes racionais interagem na busca por objetivos, esses modelos são chamados de jogos. A partir desses modelos podem ser aplicados conceitos de solução, tal como o conceito de Equilíbrio de Subjogo Perfeito utilizado nos Jogos Extensivos, para obter-se uma solução paro o modelo. A Teoria dos Jogos e as lógicas para jogos são estritamente relacionadas, de modo que um modelo criado na primeira pode ser diretamente traduzido na segunda, da mesma forma que os conceitos de solução podem ser representados por fórmulas. Neste trabalho, utilizaremos esta relação para encontrar as soluções dos jogos (alocação) através da lógica Game Analysis Logic. Apresentamos o passo a passo para o mapeamento de uma instância do problema de alocação de professores em um modelo de jogo extensivo. Desenvolvemos uma ferramenta que recebe os dados do problema e comunica-se com o Game Analysis Logic Verifier, onde o conceito de Equilíbrio de Subjogo Perfeito será aplicado para retornar a melhor proposta de alocação para os professores. Mostramos os resultados dos experimentos feitos a partir da ferramenta desenvolvida. Nos testes realizados, a partir de uma proposta de ofertas real do curso de Sistemas de Informação, a solução encontrada satisfaz a disponibilidade e as preferências por disciplina dos professores.pt_BR
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