Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24997
Tipo: TCC
Título : A cearensidade no desing gráfico: uma proposta de identidade visual para a TV Ceará
Autor : Oliveira, Yuri Rafael de
Tutor: Cordeiro Neto, Joaquim Francisco
Palabras clave : Cearensidade;Design gráfico;Identidade visual;TV Ceará;Cearensidade;Graphic design;Visual identity
Fecha de publicación : 2014
Citación : OLIVEIRA, Yuri Rafael de; CORDEIRO NETO, Joaquim Francisco. A cearensidade no desing gráfico. 2014. 112f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este projeto apresenta a proposta de uma nova identidade visual para a TV Ceará, emissora pública administrada pelo Governo do Estado do Ceará. O propósito da emissora é evidenciar e valorizar a cultura, o povo e as peculiaridades locais, resumidas pelo termo Cearensidade. A análise do atual sistema gráfico aponta precariedades na representação desse propósito. Assim, o objetivo deste trabalho é apontar referências à Cearensidade adequando-as aos ditames atuais da Comunicação Visual. Para isso, partindo de teorias e fundamentações que abordam a representatividade dos fenômenos culturais, bem como o estudo sobre a cultura cearense e suas referências visuais, surgiu uma matriz conceitual, pela qual foi desenvolvido um conjunto de elementos gráficos e uma nova assinatura visual que, de uma forma sistemática e organizada, expressam a identidade da TV Ceará e do povo cearense.
Abstract: This project proposes a new visual identity for TV Ceará, a public broadcaster managed by State Government of Ceará. Its purpose is is to highlight and enhance the local culture, people and peculiarities – summarized by the term Cearensidade. However, by analyzing its current graphics system, we are faced with insecurities in the representation of this purpose. From this fact, we set the goal of creating a project that references to Cearensidade become more authentic, not failing to conform to the current trends of Graphic Design. For this, from theories and foundations that address the representation of cultural phenomena, as well as the study of Ceará culture and its visual references, we elaborated a conceptual framework, which will be developed by a set of graphic elements and a new visual signature that expresses the identity of TV Ceará and people of Ceará, through a synthetic and organized mode.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24997
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_yrdoliveira.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.