Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24820
Tipo: | TCC |
Título: | Análise estatística da relação entre evasão e as respostas do questionário para ingressantes da UFCQuixadá |
Autor(es): | Macedo, Crislânio de Souza |
Orientador: | Souza, Críston Pereira de |
Coorientador: | Freitas, Lucas Ismaily Bezerra |
Palavras-chave: | Evasão universitária;Análise multivariada;Análise fatorial |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | MACEDO, Crislânio de Souza. Análise estatística da relação entre evasão e as respostas do questionário para ingressantes da UFC-Quixadá. 2016.. TCC (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2016. |
Resumo: | A evasão ocorre em vários níveis de ensino, sendo que é no primeiro ano seu maior índice, TINTO (2014). Nesse contexto, é importante conhecer os fatores e entender o que poderia levar o aluno a evadir. Esse conhecimento pode ser obtido utilizando os dados da própria universidade. Tais dados podem revelar fatores e indicadores para evasão, e podem ser usados por técnicas multivariadas de dados. Este estudo tem como objetivo analisar fatores sociais, econômicos e motivacionais mais importantes na diferenciação entre alunos evadidos e não evadidos, nos três primeiros semestres dos cursos da UFC-Quixadá, utilizando para esse propósito as respostas do questionário solicitado aos ingressantes de 2015. Nossa amostra contém o total de 237 alunos. Serão apresentadas neste trabalho a Análise de Perfil, que pode ser usada para identificar se dois ou mais grupos do teste possuem perfis significativamente distintos ou similares, e Análise Fatorial, que permite sumarizar os dados. Com essas técnicas chegaremos a um entendimento maior a respeito da evasão na UFC-Quixadá, para que medidas possam ser tomadas com o intuito de diminuir essa prática. O estudo traz contribuições para a compreensão de possíveis motivos que levam o aluno a evadir. |
Abstract: | Evasion occurs at several levels of education, and in the first year is its highest index. In this context, it is important to know the factors and understand what could lead the student to evade. This knowledge can be obtained using data from the university itself . Such data may reveal factors and indicators for evasion, and may be used by multivariate data techniques. This study aims to analyze the most important social, economic and motivational factors in the differentiation between evaded and non-evaded students, in the first three semesters of UFC-Quixadá courses, using for this purpose, the answers of the questionnaire requested to the newcomers of 2015. Our sample contains the Total of 237 students. In this work, a Profile Analysis will be used, which can be used to identify if two or more target groups have significantly different or similar profiles, and Factor Analysis, which allows the data to be summarized. With these techniques we will arrive at a better understanding of evasion in the UFC-Quixada, so that measures can be taken to reduce this practice. The study brings contributions to the understanding of possible reasons that lead the student to evade. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24820 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_cdesmacêdo.pdf | 563,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.