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Type: TCC
Title: Análise de dados acadêmicos que indicam a evasão de alunos em um curso de graduação tecnológica
Authors: Lopes, Luclécia Correia
Advisor: Pinheiro, Tânia Saraiva de Melo
Keywords: Avaliação educacional;Evasão escolar-Ceará;Ensino Superior-Ceará;Ensino Superior-Tecnologia-Brasil
Issue Date: 2016
Citation: LOPES, Luclécia Correia. Análise de dados acadêmicos que indicam evasão de alunos em um curso de graduação tecnológica. 2016. 54 f. TCC (graduação em Tecnologia de Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, CE, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: A evasão representa um dos os maiores problemas de todas as instituições de ensino, inclusive de ensino superior, interferindo em todo o sistema educacional. Por essa razão, estão sendo desenvolvidas muitas pesquisas atualmente na área para compreender os principais fatores da evasão, e como amenizar essa situação, tendo em vista os recursos sociais, acadêmicos e econômicos que são desperdiçados com esse problema. Este trabalho teve como objetivo verificar se é possível identificar tendências de evasão observando apenas os dados acadêmicos. Os objetivos específicos consistem em: identificar os motivos que levam o aluno à evasão; identificar quais dados acadêmicos dos alunos podem ser relacionados com os fatores de evasão; e, identificar parâmetros que possam sinalizar evasão por meio do estudo dos dados de um curso de graduação tecnológica. A pesquisa foi realizada com os dados acadêmicos de 305 alunos de um curso tecnológico no interior do Ceará, que ingressaram a partir do ano de 2010. O estudo averiguou inicialmente, por meio de levantamento bibliográfico em trabalhos acadêmicos, quais os motivos que levam os alunos à evasão do curso e em seguida, analisou quais os dados acadêmicos estão relacionados com esses fatores e por essa razão, podem indicar que o aluno é um provável evadido do curso. Após a análise dos dados acadêmicos presentes em históricos escolares, os resultados obtidos indicaram que o curso está com uma taxa de evasão de 62,3% e que possui uma maior taxa de reprovação nos primeiro e segundo semestres iniciais, 45% e 27% de reprovação respectivamente. O objetivo do trabalho foi atingido, pois conseguiu determinar quais os fatores a literatura aponta como motivadores para alunos evadirem de seus cursos. Em seguida, foi estabelecida uma correspondência entre esses fatores e possíveis dados acadêmicos dos alunos, além de sugerir em quais documentos e sistemas da universidade tais dados poderiam ser obtidos. Finalizando, a partir dos fatores e possíveis dados acadêmicos identificados, um estudo de dados acadêmicos de alunos de um curso de graduação tecnológica possibilitou a definição de indicadores relacionados com a evasão, bem como parâmetros de análise destes indicadores. Tais parâmetros orientam gestores de cursos na análise dessas informações acadêmicas visando à redução das taxas de evasão.
Abstract: Student dropouts represent one of the biggest problems of education institutions, including higher education, affecting the entire educational system. This might be why many researches are being developed to understand the main factors causing dropouts, and how it can be mitigated in face of the social resources, academic and economic factors that are wasted with this problem. The main goal of this study was to verify the possibility to identify evasion trends only by observing students' academic data. The specific objectives were: identify the reasons why students' dropout; identify academic student data that can be related to the dropout factors; and identify parameters that may signal drop out, from the analysis of academic data of a technological undergraduate course. The study was conducted with the academic data of 305 students who had enrolled in a technological course since its beginning in 2010. First, a literature review examined what factors lead students to drop out of their courses. Then, it was analyzed which academic data can be related to each one of the factors and, therefore, possibly suggest if the student tend to dropout. After analyzing the data present in school records, the results indicated that the undergraduate course has a dropout rate of 62.3%. Also, it has higher failure rate in the first and second semesters, 45% and 27% of disapproval respectively. The objective was reached, first because the literature survey identified what factors motivate students to dropout their courses. Then, a correspondence was established between these factors and possible academic student data, and also suggested in which university documents and systems such data could be obtained. As a final result, based on the identified factors and correspondent academic data, a study of the academic data of students from an undergraduate technological course contributed to the formulation dropout indicators as well as some parameters for their analysis. Such parameters guide educational program managers through the analysis of academic information intended to reduce dropout rates.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24782
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