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Type: TCC
Title: Um comparativo do algoritmo de DBSCAN em ambientes de movimento livre e em rede de ruas
Authors: Silva, Erick Bhrener Barroso
Advisor: Silva, Ticiana Linhares Coelho da
Keywords: Ruas;Sistema de Posicionamento Global;Cluster;Análise por agrupamento;Algoritmos
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Erick Bhrener Barroso. Um comparativo do algoritmo DBSCAN em ambientes de movimento livre e em redes de ruas. 2016.. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nos últimos anos, em consequência do avanço tecnológico, um grande volume de dados são gerados todos os dias pelas mais diversas tecnologias. Dentre essas tecnologias, encontram-se os dados de navegação de veículos, fornecidos por sensores GPS. Esse volume de dados cresce consideravelmente e é atualmente objetivo de estudo para as mais diversas entidades. Desta forma, existe a necessidade de encontrar soluções efetivas para a extração de informações. Assim, o objetivo desse trabalho consiste na implementação do algoritmo DBSCAN, que utiliza a técnica de clusterização, para comparar dois ambientes diferentes analisando dados geoespaciais gerados por veículos em Beijing, China. O primeiro ambiente, de movimento livre, usa distância euclidiana, e o segundo ambiente utiliza uma Rede de Ruas, que considera as propriedade físicas reais do mapa. Foram realizados testes que comparam os dois ambientes, apresentando a efetividade e deficiências de cada um, velocidade de execução e precisão dos resultados.
Abstract: In recent years, as a result of technological advancement, a large volume of data is generated every day by different technologies. Among these technologies are navigation data of vehicles, provided by GPS sensors. The volume of data grows considerably and it is currently a field of study to different kinds of entities. Thus, there is a need for effective solutions for the extraction of information. The objective of this work is the implementation of DBSCAN algorithm, which uses clustering technique, to compare two different environments to analyze geospatial data generated by vehicles in Beijing, China. The first environment, free movement, uses Euclidean distance and the second environment uses a Road Network, which considers the actual physical properties of the map. Tests were conducted to compare the two environments, with the effectiveness and shortcomings of each one, the execution speed, and accuracy of results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24773
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