Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24767
Tipo: Dissertação
Título : BACOS: uma estratégia de balanceamento de carga para sistemas de armazenamento de objetos em nuvem
Título en inglés: BACOS: a load balancing strategy for cloud object storage
Autor : Paula, Manoel Rui Pessoa de
Tutor: Machado, Javam de Castro
Palabras clave : Computação em nuvem;Armazenamento de objetos;Balanceamento de carga;Dispositivo de armazenamento heterogêneo
Fecha de publicación : 2017
Citación : PAULA, Manoel Rui Pessoa de. BACOS: uma estratégia de balanceamento de carga para sistemas de armazenamento de objetos em nuvem. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Computação em nuvem é um modelo de computação emergente e eficiente para processar e armazenar grandes quantidades de dados. Provedores de serviços de armazenamento em nuvem utilizam dispositivos de armazenamento heterogêneos como forma de ampliar recursos de infraestrutura de um sistema de armazenamento considerando a melhor compensação entre os gastos de manutenção e desempenho. Os sistemas de armazenamento de objetos em nuvem surgem como soluções escaláveis e eficientes para gerenciar dados usando dispositivos heterogêneos, no que diz respeito à capacidade de armazenamento e ao desempenho. Na nuvem, uma vez que a carga de trabalho muda dinamicamente, a atribuição dinâmica da carga de trabalho para as capacidades dos dispositivos de armazenamento é feita para melhorar a utilização dos recursos e otimizar o desempenho geral de um sistema de armazenamento de objetos. Assim, as técnicas de balanceamento de carga são cruciais para redistribuir a carga de trabalho entre os nós de processamento e armazenamento para evitar subutilização ou sobrecarga de recursos. A maioria das estratégias convencionais de balanceamento de carga em sistemas de armazenamento em nuvem priorizam o espaço de armazenamento ao invés do desempenho dos dispositivos de armazenamento ou fazem suposições sobre os dispositivos serem homogêneos, resultando na degradação do desempenho do sistema de armazenamento. Para atender essas limitações, este trabalho apresenta uma estratégia de balanceamento de carga não intrusiva denominada BACOS. A estratégia BACOS tira proveito da heterogeneidade dos dispositivos de armazenamento pertencente a um sistema de armazenamento de objetos na nuvem com o intuito de melhorar o desempenho geral do sistema. Os resultados da avaliação experimental confirmam que a estratégia BACOS consegue melhorar o desempenho de um sistema de armazenamento de objetos em termos de tempo de resposta, vazão e taxa de sucesso de requisições do tipo leitura/escrita em cenários variando a carga de trabalho.
Abstract: Cloud computing is an emerging and efficient computing model for processing and storing large amounts of data. Cloud storage service providers use heterogeneous storage devices as a way to extend the resources of a storage system by considering the best tradeoff between maintenance and performance costs. Cloud object storage systems emerge as scalable solutions and efficient data managers using heterogeneous devices, in terms of storage capacity and performance. In the cloud, as the workload changes, dynamic matching between load and storage device capabilities is needed to improve resource utilization and optimize the overall performance of an object storage system. Thus, load balancing techniques are crucial for redistributing the workload among processing and storage nodes to avoid underloading or overloading. Most conventional load balancing strategies in cloud storage systems are only aware of the storage capacity of storage devices or make assumptions about them being homogeneous, resulting in degradation of the storage system. To address these limitations, this work presents a non-intrusive load balancing strategy called BACOS that takes advantage of storage devices with heterogeneous performance in a cloud storage system. The results of the experimental evaluation confirm that BACOS can improve the performance of an object storage system in terms of response time, throughput and success rate of read/write requests in scenarios that vary the workload.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24767
Aparece en las colecciones: DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_dis_mrppaula.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.