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Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de um chatterbot para a página web de um curso de nível superior
Autor(es): Brito, Felipe Neves
Orientador: Oliveira, Marcos Antonio de
Palavras-chave: Processamento de linguagem natural;Inteligência Artificial;Representação do conhecimento
Data do documento: 2017
Citação: BRITO, Felipe Neves. Desenvolvimento de um chatterbot para a página web de um curso de nível superior. 2017. TCC (Graduação em Engenharia de Software) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017.
Resumo: Com o avanço da tecnologia os serviços de atendimento ao cliente e de perguntas frequentes têm ficado cada vez mais inteligentes e autônomos. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatterbot utilizando o IBM Watson Conversation capaz de responder à perguntas sobre o curso de Sistemas de Informação (SI), da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. O objetivo do chatterbot desenvolvido consistiu no mesmo ser capaz de responder às principais perguntas sobre o curso de SI, de maneira rápida e com uma alta taxa de disponibilidade, além de conseguir manter um diálogo com várias pessoas simultaneamente. Após a primeira validação do chatterbot ele foi treinado de modo que aprendesse com os erros cometidos na validação. Na segunda validação foi possível obter resultados positivos a respeito da capacidade do chatterbot de responder as perguntas de maneira satisfatória para os usuários, sendo eles alunos ou não do curso de SI.
Abstract: With the advancement of technology, customer service and frequently asked questions systems have become increasingly more intelligents and autonomous. This paper presents the development of a chatterbot able to answer questions about the course Information Systems, from the Federeal University of Ceará - Quixadá Campus, using IBM Watson Conversation. The goal of the project was to be able to respond to the main questions about the course, in a quickly and with a high availability rate matter, besides being able to maintain a dialogue with several people simultaneously. After the first validation of the chatterbot it was trained in order to learn from it’s mistakes made in the validation and in the second validation, it was possible to obtain positive results regarding the ability of the chatterbot to answer the questions in a satisfactory way for the users, whether they are students or not.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24736
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