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Tipo: Artigo de Evento
Título: História de instituições escolares em Fortaleza no Império (1845 A 1886)
Autor(es): Paula, Karolynne Barrozo de
Magalhães Junior, Antonio Germano
Palavras-chave: Ensino Secundário no Ceará;Liceu;Ateneu;Escola de ensino secundário
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e memória da Educação (ENHIME)
Citação: PAULA, Karolynne Barrozo de; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. História de instituições escolares em Fortaleza no Império (1845 a 1886). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 142-153.
Resumo: O fulcro deste trabalho é a narrativa descritiva de instituições de ensino secundário em Fortaleza durante o Império, dessa forma, abordaremos duas dessas escolas: Liceu do Ceará (1845) e o Ateneu Cearense (1863). Buscamos compreender como foram constituídas, o público destinado a frequentá-las, a formação dos precursores, e o currículo das mesmas. Assim, pretendemos compreender como era a formação da juventude cearense na Província, a partir do estudo das instituições supracitadas. Iniciamos nosso trabalho com uma apresentação do contexto da educação Cearense no Império. Em seguida, abordaremos o Ensino secundário no Ceará, especificando o Liceu do Ceará e o Ateneu Cearense, conforme as categorias de análise já informadas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24675
ISBN: 9788581260167
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