Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Isabelle Alexandre-
dc.contributor.authorRabelo, Jeriane da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-10T15:08:49Z-
dc.date.available2017-08-10T15:08:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRodrigues, I. A.; Rabelo, J. S. R. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24647-
dc.descriptionRODRIGUES, Isabelle Alexandre; RABELO, Jeriane da Silva Rabelo. As contribuições do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): educação inclusiva para a formação dos docentes como atuantes na avaliação da aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1390-1405.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusión escolarpt_BR
dc.titleAs contribuições do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID): educação inclusiva para a formação dos docentes como atuantes na avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho intenciona refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) – Subprojeto de Educação Inclusiva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), vigente na Universidade Federal do Ceará (UFC), na formação de professores, então alunos dos cursos de licenciatura, observando as práticas destes em três escolas da rede de ensino público municipal de Fortaleza, no estado do Ceará. Buscou-se identificar as práticas pedagógicas promovidas pelo PIBID e a influência destas na formação dos licenciandos, enquanto professores participantes da inclusão escolar, e no âmbito escolar. O desenvolvimento do programa fundamentou-se na Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Os registros foram feitos por meio de diário de campo, com observações em três turmas de ensino fundamental. A avaliação dos dados aponta para a importância do PIBID para os alunos dos cursos de licenciatura, do incentivo à promoção da acessibilidade ao conhecimento e da avaliação que transgride o tradicionalismo.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente trabajo se propone reflexionar acerca de las contribuiciones del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subproyecto de Educación Inclusiva, de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), vigente en la Universidade Federal do Ceará (UFC), en la formación de profesores, entonces alumnos de los cursos de licenciatura, observando sus prácticas en tres escuolas de la red de enseñanza publica municipal de Fortaleza, en el estado de Ceará. Busca identificar las prácticas pedagógicas promovidas por PIBID y sus influencias en la formación de los licenciandos, en cuanto profesores participantes de la inclusión escolar, y en el ámbito escolar. El desarrollo del programa se fundamentó en la Política de Educación Especial en la perspectiva de la Educación Inclusiva. Los registros fueron hechos por medio del diario de campo, con observaciones en tres turmas de la enseñanza fundamental. La evaluación de los datos apunta para la importancia de PIBID a los alumnos de los cursos de licenciatura, del incentivo a la promoción de la acesibilidad al conocimiento y de la evaluación que transgride el tradicionalismo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_iarodrigues.pdf464,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.