Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24593
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação e formação de professores de espanhol: considerações sobre o trabalho docente |
Autor(es): | Nascimento, Maria Valdênia Falcão do |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Espanhol;Formación de profesores |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | Nascimento, M. V. F. (2015) |
Resumo: | Inerente ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação, especialmente no contexto da formação de professores de língua estrangeira, ainda requer estudos que apontem para as suas singularidades. No presente estudo, objetivamos refletir sobre diferentes questões que se voltam para o exercício da prática docente, especificamente no tocante às práticas avaliativas levadas a cabo na graduação em Letras Espanhol, a saber: 1. Como os docentes no Curso de Letras (habilitação língua espanhola e suas literaturas) concebem o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem; 2. De que práticas avaliativas se utilizam para avaliar a aprendizagem na graduação e 3. Como veem a formação dos alunos para atuarem como avaliadores no exercício do magistério. Para o alcance dos objetivos propostos, baseamo-nos em uma articulação entre a Linguística Aplicada e os estudos no campo da Avaliação da Aprendizagem. A metodologia consistiu da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com 04 professores do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Os resultados apontam para uma compreensão das práticas avaliativas como mera verificação da aprendizagem, centrada na aplicação de instrumentos como provas, seminários e portfólios. |
Resumen: | Inherente al proceso de enseñanza y aprendizaje, la evaluación, especialmente en el contexto de la formación de profesores de lengua extranjera, todavía requiere estudios que apunten a sus singularidades. En el presente estudio, objetivamos reflexionar acerca de diferentes cuestiones que se vuelcan hacia el ejercicio de la práctica docente, específicamente en lo que concierne a las prácticas evaluativas que se llevan a cabo en la graduación en Letras Español, cuáles sean: 1. cómo los docentes en el Curso de Letras (lengua española y sus literaturas) comprenden el papel de la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje; 2. de qué prácticas evaluativas se utilizan para evaluar el aprendizaje en la graduación y 3. cómo ven la formación de los alumnos para actuar como evaluadores en el magisterio. Para lograr los objetivos propuestos, nos basamos en una articulación entre la Lingüística Aplicada y los estudios en el campo de la Evaluación del Aprendizaje. La metodología consistió del análisis de entrevistas semiestructuradas con la participación de 04 profesores del Curso de Letras de la Universidad Federal de Ceará. Los resultados apuntan hacia una comprensión de las prácticas evaluativas como simple verificación del aprendizaje, centrada en la aplicación de instrumentos como pruebas, seminarios y portafolios. |
Descrição: | NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Avaliação e formação de professores de espanhol: considerações sobre o trabalho docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1226-1244. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24593 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mvfnascimento.pdf | 487,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.