Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Maria Valdênia Falcão do-
dc.date.accessioned2017-08-08T11:17:48Z-
dc.date.available2017-08-08T11:17:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNascimento, M. V. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24593-
dc.descriptionNASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Avaliação e formação de professores de espanhol: considerações sobre o trabalho docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1226-1244.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.titleAvaliação e formação de professores de espanhol: considerações sobre o trabalho docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrInerente ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação, especialmente no contexto da formação de professores de língua estrangeira, ainda requer estudos que apontem para as suas singularidades. No presente estudo, objetivamos refletir sobre diferentes questões que se voltam para o exercício da prática docente, especificamente no tocante às práticas avaliativas levadas a cabo na graduação em Letras Espanhol, a saber: 1. Como os docentes no Curso de Letras (habilitação língua espanhola e suas literaturas) concebem o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem; 2. De que práticas avaliativas se utilizam para avaliar a aprendizagem na graduação e 3. Como veem a formação dos alunos para atuarem como avaliadores no exercício do magistério. Para o alcance dos objetivos propostos, baseamo-nos em uma articulação entre a Linguística Aplicada e os estudos no campo da Avaliação da Aprendizagem. A metodologia consistiu da análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com 04 professores do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Os resultados apontam para uma compreensão das práticas avaliativas como mera verificação da aprendizagem, centrada na aplicação de instrumentos como provas, seminários e portfólios.pt_BR
dc.description.abstract-esInherente al proceso de enseñanza y aprendizaje, la evaluación, especialmente en el contexto de la formación de profesores de lengua extranjera, todavía requiere estudios que apunten a sus singularidades. En el presente estudio, objetivamos reflexionar acerca de diferentes cuestiones que se vuelcan hacia el ejercicio de la práctica docente, específicamente en lo que concierne a las prácticas evaluativas que se llevan a cabo en la graduación en Letras Español, cuáles sean: 1. cómo los docentes en el Curso de Letras (lengua española y sus literaturas) comprenden el papel de la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje; 2. de qué prácticas evaluativas se utilizan para evaluar el aprendizaje en la graduación y 3. cómo ven la formación de los alumnos para actuar como evaluadores en el magisterio. Para lograr los objetivos propuestos, nos basamos en una articulación entre la Lingüística Aplicada y los estudios en el campo de la Evaluación del Aprendizaje. La metodología consistió del análisis de entrevistas semiestructuradas con la participación de 04 profesores del Curso de Letras de la Universidad Federal de Ceará. Los resultados apuntan hacia una comprensión de las prácticas evaluativas como simple verificación del aprendizaje, centrada en la aplicación de instrumentos como pruebas, seminarios y portafolios.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mvfnascimento.pdf487,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.