Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24564
Type: | Dissertação |
Title: | Os Cocos no Ceará: dança, música e poesia oral em Balbino e Iguape |
Title in English: | The Cocos in Ceará: dance, music and oral poetry at Balbino and Iguape |
Authors: | Silva, Djanilson Amorim da |
Advisor: | Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de |
Keywords: | Coco (Dança) – Identidade étnica;Coco (Dança) – Usos e costumes;Danças afro-brasileiras – Iguape (Aquiraz, CE);Oral Poetry;Ethnography |
Issue Date: | 2008 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo procura interpretar como é vivenciada uma prática cultural conhecida como “coco” pelas populações que habitam pequenas comunidades de pescadores no litoral cearense. Principalmente nas localidades de Iguape e Balbino, pertencentes aos municípios de Aquiraz e Cascavel, respectivamente. É uma interpretação antropológica, com o intuito de entender não apenas como a prática do coco proporciona uma produção específica de sujeitos sociais. Mas, seguindo uma via de mão dupla, como esses sujeitos experimentam e atualizam a brincadeira, herdada de seus antepassados, no atual contexto da especulação imobiliária, da indústria do turismo e das políticas culturais. A dança, a música e a poesia oral presente nos cocos. Os instrumentos musicais, as vestes, os significados vividos na brincadeira. O coco como um elemento de articulação social não apenas entre os seus brincantes, mas também entre estes e o público urbano dos centros culturais. O trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre Estado e brincantes, por meio das Políticas Culturais, e o papel dos intermediários (promotores de eventos) nesse processo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24564 |
Appears in Collections: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_dasilva.pdf | 503,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.