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Tipo: Dissertação
Título : Marcado para morrer: moralidades e socialidades das crianças na comunidade do Serviluz (Fortaleza-CE)
Título en inglés: Marked to die: moralities and socialties of children in the community of Serviluz (Fortaleza-CE)
Autor : Aguiar, Deiziane Pinheiro
Tutor: Sá, Leonardo Damasceno de
Palabras clave : Serviluz (Fortaleza,CE) - etnografia;Vida urbana - Aspectos sociais - Serviluz (Fortaleza,CE);Jovens pobres - Serviluz (Fortaleza,CE) – Aspectos socioculturais;Slum;Children
Fecha de publicación : 2017
Citación : AGUIAR, Deiziane Pinheiro. Marcado para morrer: moralidades e socialidades das crianças na comunidade do Serviluz (Fortaleza-CE) . 2017. 163f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo dessa dissertação é descrever e analisar como a situação e a condição de indivíduos “marcados para morrer” (ameaçados de morte) afeta as socialidades das crianças moradoras do Serviluz, tendo em vista que, muitas delas perderam seus parentes em decorrência da violência letal na favela. A interface com a antropologia da criança, a sociologia da infância, além da sociologia e antropologia da moral conduzem essa investigação. A problemática teórica central ou a generalidade teórica do objeto de pesquisa concentra-se no que estou chamando de sujeitos indesejáveis. Jovens são ameaçados de morte nas favelas e periferias, moralmente condenados, rechaçados da sua rede de relações sociais e informados (estigmatizados e condenados) como sujeitos matáveis ou como vidas descartáveis. A articulação dessa investigação socioantropológica se dá pela perspectiva da agência das crianças, das moralidades e das percepções que elas possuem sobre os sujeitos indesejáveis. Além disso, o “marcado para morrer” é compreendido aqui como um dispositivo moral extremamente relevante para as socialidades e a construção moral das crianças do Serviluz. O trabalho de campo etnográfico é a base desta pesquisa, a partir de conversas informais com crianças e adultos, conversações gravadas, roda de conversação e brincadeiras com as crianças. Através disso foi possível construir as interações em campo e a produção de dados empíricos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24474
Aparece en las colecciones: PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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