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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24052
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Metodologia experimental de ensino-aprendizagem para o design de produtos biomédicos (bio-mead) |
Autor : | Zurba, Nadia Khaled Brasil, Aléxia Carvalho Santiago, Zilsa Maria Pinto Freire, Alanne F. E. A. Vieira, Magno C. S. Nobre, André X. M. Almeida, Leslie Possidonio Sousa, Lucas W. A. Brito, Milena A. Pinheiro, Raíra L. Moreira, Vitor G. Silva, Amanda F. Sampaio, Hugo G. |
Palabras clave : | Metodologia;Ensino-aprendizagem;Design;Biomédico |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | ZURBA, N. K. et al. Metodologia experimental de ensino-aprendizagem para o design de produtos biomédicos: BIO-MEAD (Ref. 1069). In: P&D DESIGN - CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado, RS. Anais... Gramado, RS: UFRGS, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia experimental de ensino-aprendizagem de design de produtos biomédicos, i.e. BIO-MEAD. Os conteúdos programáticos compreenderam um conjunto de ações e conhecimentos integrados, provenientes das disciplinas de Ergonomia 1, Projeto de Produto 1 e Desenho Universal, ministradas no semestre 2014-1. O trabalho experimental consistiu nas seguintes atividades: (i) Vivência Prática, destinada a simular as condições de mobilidade de pessoas com deficiências; (ii) Visita Técnica ao Hospital Universitário, para obtenção de conhecimento sobre condições severas de utilização de produtos biomédicos em ambiente hospitalar; e (iii) desenho de modelo biomecânico, para o domínio de parâmetros ergonômicos de projeto de produto. Os alunos atuaram, em conjunto, nas diferentes atividades realizadas, como estratégia para enfatizar a relação formafunção dos espaços e produtos mobiliários hospitalares (e.g. camas, macas, cadeiras, etc). Os resultados obtidos sugerem uma integração de conteúdos do design com áreas de fronteira que pode ser útil no desenvolvimento de novas soluções de projeto de produto. Além disso, deve contribuir para a formação de profissionais qualificados em design inclusivo, que atenda às necessidades projetuais para a área biomédica. |
Abstract: | This paper is focused on the development of experimental teaching-learning methodology for the biomedical product design, i.e. BIO - MEAD. The programme of study included a set of actions and integrated knowledge from the disciplines of Ergonomics 1, Product Design 1 and Universal Design, taught in the semester 2014-1. The experimental work consisted of the following activities: (i) Practical Experience, designed to simulate the conditions of mobility for persons with disabilities; (ii) Technical Visit to the University Hospital, to obtain knowledge about severe conditions of use of biomedical products in hospitals; and (iii) design of biomechanical model for the domain of parameters of ergonomic product design. Students worked together in different activities as a strategy to emphasize the relationship of form-function of spaces and hospital furniture products (e.g. beds, couches, chairs, etc.). The results suggest an integration of content design with border areas that can be useful in developing new solutions for product design. Furthermore, should contribute to the training of qualified professionals in inclusive design that meets project needs for biomedical area. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24052 |
Aparece en las colecciones: | DAUD - Trabalhos apresentados em eventos |
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