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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23651
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Arquitetura escolar: currículo ou curral? |
Título em inglês: | School architecture: arquitecture as curriculum or “enclosure”? |
Autor(es): | Arrais Neto, Enéas de Araújo Ricca, Diego Enéas Peres Souza, Raphael Pires de |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar;Currículo;Formação humana omnilateral |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; RICCA, Diego Enéas Peres; SOUZA, Raphael Pires de. Arquitetura escolar: currículo ou curral? Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 137-151, 2016. |
Resumo: | A Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia. |
Abstract: | The issue of School Architecture has been neglected in general, both in theoretical studies of architecture and training of architects, as in the training of educators. Studies on school architecture are mostly focused on highly technical aspects and its relationship to the educational process are addressed, in part, only for a given age group - children's education. The architect in his act of designing constitutes space and school building as an educator. His options and choices can contribute to the educational development and reflect their curricular design, the school's role in society. School architecture, so can be dialectically partner and component of an emancipatory curriculum. Each pedagogical political project represents one or a few specific conceptions of architecture - that is the question that has passed unnoticed in discussions both in architecture and in education-pedagogy. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23651 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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