Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23546
Tipo: Dissertação
Título : Atividades investigativas para o ensino de óptica geométrica
Autor : Borrajo, Thiago Balacó
Tutor: Coelho, Afrânio de Araújo
Palabras clave : Ensino de Física;Óptica geométrica;Geometrical optics
Fecha de publicación : 2017
Citación : BORRAJO, T. B. Atividades investigativas para o ensino de óptica geométrica. 2017.117 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Diante de um cenário de insatisfação e desinteresse no processo de ensino/aprendizagem de ciências na educação básica, apresentamos uma proposta para o ensino de alguns tópicos fundamentais de óptica geométrica, baseada em atividades investigativas que exigem reflexão e raciocínio. Nela, os estudantes são divididos em grupos e precisam debater ideias, construir hipóteses e encontrar meios para comprová-las. Ao final de cada aula, as conclusões dos grupos são confrontadas com o conhecimento formal, possibilitando a análise de discordâncias e concordâncias com a teoria já estabelecida. A metodologia é baseada nos conceitos de aprendizagem ativa, sociointeracionismo e ensino por investigação. O grande foco da proposta é despertar o interesse do aluno, torná-lo mais receptivo aos novos conhecimentos através da problematização e do debate com os colegas e com o professor. A partir de entrevistas com os alunos, observação da sala durante as práticas e análise de relatórios elaborados pelos próprios estudantes, foi possível constatar que eles conseguiram desenvolver, efetivamente, uma atitude científica ao longo das investigações. Com esse método, é possível fazer do estudante um agente no seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades e capacidades em um processo de educação científica.
Abstract: In the face of a scene of dissatisfaction and indifference in the process of teaching/learning of science in basic education, we present a proposal for teaching some fundamentals topics of geometrical optics, based on investigative activities that require reflection and reasoning. In it, the students are divided into groups and they need to discuss about ideas, make hypotheses and find ways for prove them. At the end of each class, the group conclusions are confronted with formal knowledge. Making it possible to analyze discrepancies and concordances with the know theory. The methodology is based on the concepts of active learning, sociointeractionism and inquiry based learning. The main focus of the proposal is increase student interest, make him more receptive to new knowledges by problematization and discussion with colleagues and teacher. With this method, it is possible to transform student into an agent in his own process of learning, developing his skills and capabilities in a science education process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23546
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_dis_tbborrajo.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.