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dc.contributor.authorLima, Denise Noronha-
dc.date.accessioned2017-06-19T17:02:13Z-
dc.date.available2017-06-19T17:02:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Denise Noronha. Guimarães Rosa: a poética de Miguilim e Grivo. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 5, p. 29-45, mai. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23381-
dc.description.abstractStarting from an interview with Guimarães Rosa to the German critic Günter Lorenz, this article analyzes the poetics of the Brazilian author, based on the relationship between the author and his work. Rosa’s statements on literary creation and the role of the writer will be confronted with his narratives, especially “Campo Geral” and “Cara-de-Bronze”, belonging to the cycle of novellas Corpo de Baile. The discussion will be based on the controversial topic of "death of the author", revisiting the essays of Roland Barthes and Michel Foucault on the subject, whose radicalism is nuanced by Dominique Maingueneau, which proposes a solution closer to the thought of Guimarães Rosa: a poetics formed by the confluence between the author and his work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectBarthespt_BR
dc.subjectFocaultpt_BR
dc.titleGuimarães Rosa: a poética de Miguilim e Grivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPartindo de uma entrevista concedida por Guimarães Rosa ao crítico alemão Günter Lorenz, este artigo pretende analisar a poética do escritor brasileiro, baseando-se na relação entre o autor e sua obra. As declarações de Rosa sobre a criação literária e o papel do escritor serão confrontadas com suas narrativas, especialmente “Campo Geral” e “Cara-de-Bronze”, pertencentes ao ciclo de novelas de Corpo de Baile. A discussão terá como base o polêmico tema da “morte do autor”, revisitando os ensaios de Roland Barthes e Michel Foucault sobre o assunto, cujo radicalismo será matizado por Dominique Maingueneau, que propõe uma solução mais próxima do pensamento de Guimarães Rosa: uma poética formada pela confluência entre o autor e sua obra.pt_BR
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