Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Gilson de Sousa-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:52:50Z-
dc.date.available2017-06-19T14:52:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOliveira, G. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23372-
dc.descriptionOLIVEIRA, Gilson de Sousa. Educação e qualificação de jovens trabalhadores no Brasil: o programa projovem trabalhador como modelo de escolarização. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 114-127, 2012.pt_BR
dc.description.abstractIn current contexture of neoliberal politics in Brazil, the phenomenon of unemployment of young workers is justified by low schooling and lack of professional qualification, problems that justify the adoption of short duration educational programs and projects, performed by public-private partnership and anchored in competency pedagogies and employability discourse. Due to Luis Inácio Lula da Silva election, the education aimed to working class started to receive a special attention enhanced by the building of new technical schools and in the offering of short duration qualification courses, exemplified by Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Our analysis aim to identify the conceptions that guide the formation and professional qualification from the young students in the program, highlightening their limits and possibilities, mainly in aspects as the formation of critical agents and their insertion in the job market. This analysis, orients itself by the historic-dialect materialism and it’s a result of a qualitative research about this program in the state of Ceará. If in one hand, the program Projovem Trabalhador increases young workers schooling levels, by concluding the basic scholarship, in the other hand it masks the working class’s actual needs, once besides its assistentialism it does not offer effective access to an education full of quality, neither it guarantees young students insertion in the formal job market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectProjovem trabalhadorpt_BR
dc.subjectGoverno Lulapt_BR
dc.titleEducação e qualificação de jovens trabalhadores no brasil: o programa projovem trabalhador como modelo de escolarizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa atual contextura das políticas neoliberais no Brasil, o fenômeno do desemprego de jovens trabalhadores é justificado pela baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional, problemas que justificam a adoção de programas e projetos educacionais, de curta duração, executados por meio da parceria público-privada e ancorados na pedagogia das competências e no discurso da empregabilidade. Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, a educação destinada à classe trabalhadora passou a receber uma atenção especial, evidenciada por meio da construção de novas escolas técnicas e na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, como os que ocorrem no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã. Nossa análise tem como objetivo identificar as concepções que orientam a formação e a qualificação profissional de jovens cursistas desse Programa, destacando seus limites e possibilidades, sobretudo no que tange à formação de sujeitos críticos e a inserção desses no mercado de trabalho. Referida análise, fundamenta-se no método do materialismo histórico dialético e é o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre esse Programa no Estado do Ceará. Se por um lado, o Projovem Trabalhador consegue ampliar o nível de escolaridade dos jovens cursistas, com a conclusão do ensino básico, por outro, mascara as reais necessidades educacionais da classe trabalhadora, visto que, além de seu caráter assistencialista, não oferece efetivo acesso a uma educação alargada de qualidade, nem garante a inserção desses no mercado de trabalho formal.pt_BR
dc.title.enYoung worker's education and qualification in Brazil: the program projovem trabalhador as a model of scholarizationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_gsoliveira.pdf205,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.