Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23372
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação e qualificação de jovens trabalhadores no brasil: o programa projovem trabalhador como modelo de escolarização
Título en inglés: Young worker's education and qualification in Brazil: the program projovem trabalhador as a model of scholarization
Autor : Oliveira, Gilson de Sousa
Palabras clave : Educação Profissional;Projovem trabalhador;Governo Lula
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Revista Labor
Citación : Oliveira, G. S. (2012)
Resumen en portugués brasileño: Na atual contextura das políticas neoliberais no Brasil, o fenômeno do desemprego de jovens trabalhadores é justificado pela baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional, problemas que justificam a adoção de programas e projetos educacionais, de curta duração, executados por meio da parceria público-privada e ancorados na pedagogia das competências e no discurso da empregabilidade. Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, a educação destinada à classe trabalhadora passou a receber uma atenção especial, evidenciada por meio da construção de novas escolas técnicas e na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, como os que ocorrem no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã. Nossa análise tem como objetivo identificar as concepções que orientam a formação e a qualificação profissional de jovens cursistas desse Programa, destacando seus limites e possibilidades, sobretudo no que tange à formação de sujeitos críticos e a inserção desses no mercado de trabalho. Referida análise, fundamenta-se no método do materialismo histórico dialético e é o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre esse Programa no Estado do Ceará. Se por um lado, o Projovem Trabalhador consegue ampliar o nível de escolaridade dos jovens cursistas, com a conclusão do ensino básico, por outro, mascara as reais necessidades educacionais da classe trabalhadora, visto que, além de seu caráter assistencialista, não oferece efetivo acesso a uma educação alargada de qualidade, nem garante a inserção desses no mercado de trabalho formal.
Abstract: In current contexture of neoliberal politics in Brazil, the phenomenon of unemployment of young workers is justified by low schooling and lack of professional qualification, problems that justify the adoption of short duration educational programs and projects, performed by public-private partnership and anchored in competency pedagogies and employability discourse. Due to Luis Inácio Lula da Silva election, the education aimed to working class started to receive a special attention enhanced by the building of new technical schools and in the offering of short duration qualification courses, exemplified by Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Our analysis aim to identify the conceptions that guide the formation and professional qualification from the young students in the program, highlightening their limits and possibilities, mainly in aspects as the formation of critical agents and their insertion in the job market. This analysis, orients itself by the historic-dialect materialism and it’s a result of a qualitative research about this program in the state of Ceará. If in one hand, the program Projovem Trabalhador increases young workers schooling levels, by concluding the basic scholarship, in the other hand it masks the working class’s actual needs, once besides its assistentialism it does not offer effective access to an education full of quality, neither it guarantees young students insertion in the formal job market.
Descripción : OLIVEIRA, Gilson de Sousa. Educação e qualificação de jovens trabalhadores no Brasil: o programa projovem trabalhador como modelo de escolarização. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 114-127, 2012.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23372
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_gsoliveira.pdf205,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.