Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23018
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Camurça, Kamile Lima de Freitas | - |
dc.contributor.author | Moreira, Antônio Nilson Gomes | - |
dc.contributor.author | Braga, Gleíza Guerra de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T21:17:55Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02T21:17:55Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CAMURÇA, Kamile Lima de Freitas; MOREIRA, Antônio Nilson Gomes; BRAGA, Gleíza Guerra de Assis. Programa de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Ceará. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 2, n. 10, p. 37-43, jul./dez. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-3100 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23018 | - |
dc.description.abstract | This article examines the public policy of school autonomy in the city of Maracanaú, Ceará State, focusing on the position that the financial management of the school plays in the field of educational discussions. Introduces the concepts of school autonomy that pervade the debate this topic. Discusses the contributions of the policy of transferring funds for the construction of autonomy and democratization of management. It is based on exploratory research and documentary sources, focusing on compliance with the principles of public administration. Finally, it points to the contribution that the adoption of decentralization strategies can bring towards autonomy and democratic management of the school. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Avaliação de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Autonomia financeira | pt_BR |
dc.subject | Descentralização | pt_BR |
dc.title | Programa de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa a política pública de autonomia escolar do município de Maracanaú, estado do Ceará, enfocando a posição que a gestão financeira da escola assume no âmbito das discussões educacionais. Apresenta as concepções de autonomia escolar que permeiam o debate desta temática. Discute as contribuições da política de transferência de recursos financeiros para a construção da autonomia e democratização da gestão. Baseiase na pesquisa exploratória e em fontes documentais, focalizando o cumprimento dos princípios da administração pública. Aponta, finalmente, para a contribuição que a adoção de estratégias de descentralização poderá trazer rumo à autonomia e à gestão democrática da escola. | pt_BR |
dc.title.en | School Autonomy Program: challenges for the progressive construction of financial autonomy of Maracanaú’s schools, in Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_klfcamurçaangmoreira.pdf | 514,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.