Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23018
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Programa de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Ceará |
Título en inglés: | School Autonomy Program: challenges for the progressive construction of financial autonomy of Maracanaú’s schools, in Ceará |
Autor : | Camurça, Kamile Lima de Freitas Moreira, Antônio Nilson Gomes Braga, Gleíza Guerra de Assis |
Palabras clave : | Políticas públicas;Gestão democrática;Autonomia financeira;Descentralização |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Revista Avaliação de Políticas Públicas |
Citación : | CAMURÇA, Kamile Lima de Freitas; MOREIRA, Antônio Nilson Gomes; BRAGA, Gleíza Guerra de Assis. Programa de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Ceará. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 2, n. 10, p. 37-43, jul./dez. 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo analisa a política pública de autonomia escolar do município de Maracanaú, estado do Ceará, enfocando a posição que a gestão financeira da escola assume no âmbito das discussões educacionais. Apresenta as concepções de autonomia escolar que permeiam o debate desta temática. Discute as contribuições da política de transferência de recursos financeiros para a construção da autonomia e democratização da gestão. Baseiase na pesquisa exploratória e em fontes documentais, focalizando o cumprimento dos princípios da administração pública. Aponta, finalmente, para a contribuição que a adoção de estratégias de descentralização poderá trazer rumo à autonomia e à gestão democrática da escola. |
Abstract: | This article examines the public policy of school autonomy in the city of Maracanaú, Ceará State, focusing on the position that the financial management of the school plays in the field of educational discussions. Introduces the concepts of school autonomy that pervade the debate this topic. Discusses the contributions of the policy of transferring funds for the construction of autonomy and democratization of management. It is based on exploratory research and documentary sources, focusing on compliance with the principles of public administration. Finally, it points to the contribution that the adoption of decentralization strategies can bring towards autonomy and democratic management of the school. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23018 |
ISSN : | 1984-3100 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_klfcamurçaangmoreira.pdf | 514,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.