Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22972
Type: Dissertação
Title: Aplicação de técnicas supervisionadas e não-supervisionadas da estatística multivariada no contexto da avaliação da efetividade do ensino em um curso de graduação
Title in English: Multivariate statistics supervised and unsupervised techniques application in the context of teaching effectiveness evaluation in a undergraduate course
Authors: Souza, Thiago Iachiley Araújo de
Advisor: Mota, João César Moura
Keywords: Teleinformática;Aprendizagem - Avaliação;Avaliação educacional
Issue Date: 2016
Citation: SOUZA, Thiago Iachiley Araújo de. Aplicação de técnicas supervisionadas e não-supervisionadas da estatística multivariada no contexto da avaliação da efetividade do ensino em um curso de graduação. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Partindo do pressuposto de que a avaliação da aprendizagem não se restringe apenas à aferição quantitativa da aprendizagem discente, se constata sua contribuição como ferramenta de análise em várias fases do processo educativo. A avaliação pode cada vez mais contribuir de forma significativa e representativa na formação discente, na qual se pode destacar alguns dos fatores a serem analisados, tais como: a influência do docente; o ambiente escolar; o currículo do curso; modalidade de avaliação; dentre outros. Desta forma, este estudo apresenta resultados referentes à aplicação de um instrumento de avaliação dos processos vinculados à aprendizagem dos estudantes, e sua consequente aplicação para análise e estabelecimento de inferências. O instrumento de pesquisa baseou-se em uma metodologia de avaliação existente, denominada SETE (Students' Evaluation of Teaching Effectiveness), desenvolvida para captar a opinião dos estudantes sobre onze fatores que levam em consideração a efetividade do ensino. O instrumento de medida desta pesquisa foi aplicado aos alunos matriculados no curso de graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, e que concluíram o primeiro ano do curso. As respostas do instrumento quantificadas deram origem a um banco de dados, o que possibilitou sua análise através de dois métodos da estatística multivariada, Principal Component Analysis (PCA) e Linear Discriminant Analysis (LDA), de natureza não-supervisionada e supervisionada, respectivamente. Os resultados mostraram a viabilidade do uso dos métodos propostos para analisar aspectos relacionados a avaliação da aprendizagem na perspectiva dos estudantes. Esta pesquisa indica que o instrumento e os métodos propostos são capazes de contribuir para a avaliação educacional de forma a produzir resultados que podem gerar ações para fins de melhoria dos processos de formação dos estudantes, servindo ainda como como indicador da qualidade do ensino para a área de avaliação educacional.
Abstract: Assuming that the evaluation of learning is not restricted to the quantitative measurement of student learning, it appears his contribution as an analysis tool in various stages of education. Evaluation can increasingly contribute in a meaningful and representative way in student training, where we can highlight some of the factors and be analyzed, such as the influence of the teacher; the school environment; the course curriculum; evaluation mode; among others. Thus, this study presents results of the application of an evaluation instrument of the processes related to student learning, and its consequent application for review and establishment of inferences. The research instrument was based on an existing assessment methodology, called SETE (Students' Evaluation of Teaching Effectiveness), designed to capture the views of students on eleven factors that take into account the effectiveness of teaching. The measuring instrument of this research was applied to students enrolled in undergraduate degree in Computer Engineering from the Federal University of Ceará, and who have completed the first year of the course. Quantified instrument response gave rise to a database, allowing their analysis by two methods of multivariate statistics, Principal Component Analysis (PCA) and Linear Discriminant Analysis (LDA), nature unsupervised and supervised, respectively. The results showed the feasibility of using the proposed methods to analyze aspects related to evaluation of learning from the perspective of students. This research indicates that the instrument and the proposed methods are able to contribute to the educational evaluation in order to produce results that can generate actions for improvement purposes of the training process of students, serving also as an indicator of the quality of education for the area educational evaluation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22972
Appears in Collections:DETE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_tiasouza.pdf8,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.