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Tipo: Artigo de Evento
Título: Moda e consumo como mecanismos de integração e conflito na contemporaneidade
Título em inglês: Fashion and consumption as mechanisms for integration and conflict in cotemporary age
Autor(es): Silva, Emanuelle Kelly Ribeiro da
Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Moda;Consumo;Modernidade
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Feevale
Citação: SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da; NUNES, Jefferson Veras. Moda e consumo como mecanismos de integração e conflito na contemporaneidade. In: Colóquio de Moda, 4, 2008, Gramado. Anais... Gramado: Feevale, 2008, 14p.
Resumo: Caracteriza o consumo como uma importante ferramenta de diferenciação e identificação entre os indivíduos por meio da moda. Nesse sentido, parte da compreensão de que o consumo não deve ser entendido como o simples ato de comprar, mas que se insere na poética moderna por meio da fruição estética que se dá com a possessão dos suportes dos sentidos, incitando o estímulo à imitação. Desse modo, coloca a compra como fonte de prazer e sentido à vida uma vez que os produtos são revestidos de sentidos colocados para serem admirados e imitados. Considerando que os indivíduos na contemporaneidade se encontram cada vez mais “individualizados” e cúmplices de um ethos movido por relações desencaixadas, o texto sugere a participação da moda como um mecanismo promotor de determinada coesão social com a formação de grupos e classes distintos e distintivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22676
ISSN: 1982-0941
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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